Google Maps sobe de nível para ajudar pessoas com dificuldades visuais

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google anunciou uma atualização para o Maps que pode realmente mudar vidas. Esta traz direções de voz muito mais detalhadas, com o objetivo de ajudar pessoas com dificuldades visuais a chegar ao seu destino mais rápido.

Esta é uma funcionalidade que foi desenvolvida por e para pessoas com deficiências visuais. Como podes ver no vídeo abaixo, esta diz-te se estás no caminho certo, a distância até à próxima viragem ou em que direção estás a ir.

Se te aproximares de uma grande interseção, esta funcionalidade vai avisar-te para teres atenção redobrada. Além disso, se te afastares acidentalmente do teu caminho, recebes uma notificação falada de que o caminho correto vai ser reposto.

Objetivo é aumentar autonomia de invisuais

O objetivo não é apenas ajudar pessoas com dificuldades visuais a chegar do ponto A ao ponto B. É também dar-lhes a confiança necessária de que podem viajar sozinhos, e sem as preocupações habituais.

Qualquer pessoa pode usar a funcionalidade sem olhar para o ecrã

Além disto, esta experiência foca-se também em ajudar pessoas que querem usar o Google Maps sem ter de olhar para o ecrã. Poderás ir na rua, e ter um nível de assistência elevado, sem precisar de olhar para o smartphone.

Esta funcionalidade já está disponível oficialmente em inglês nos Estados Unidos e em japonês no Japão, tanto para Android como iOS. No entanto a Google afirma que o suporte para mais idiomas e países está a ser trabalhado.

Qualquer pessoa com dificuldades visuais pode sentir-se mais autónoma a usar uma funcionalidade destas. Além disso, esta poderá explorar sítios que não exploraria habitualmente, com a confiança de que não se vai perder.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.