Google Maps vai (finalmente) dar-te mais privacidade!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Maps é uma das mais completas aplicações da empresa de Mountain View. No entanto, sendo uma aplicação de navegação, tem como principal característica o acesso constante à tua localização.

É verdade que podes limitar (e muito) a sua liberdade de acesso, mas deixará de se tornar tão útil. Agora, chegam boas notícias com a nova versão beta do Google Maps, onde terás a opção para eliminar o histórico de localização de forma automática.

Com esta nova opção, a tua privacidade estará bem mais protegida, uma vez que os dados serão apagados automaticamente num certo intervalo de tempo. Atualmente já podes apagar o histórico de localização, mas todo o processo tem de ser feito manualmente, não sendo de todo prático.

Google Maps vai finalmente ajudar-te a garantir a segurança da tua privacidade

Relembro que no ano passado a empresa de Mountain View acabou por se ver em 'maus lençóis' graças às violações dos direitos dos utilizadores no que respeita às informações de localização obtidas pelo Google Maps. Estas violações acabaram por resultar em multas milionárias aplicadas pela União Europeia.

Por isso, é com 'bons olhos' que vemos a empresa implementar novas medidas para garantir a privacidade dos seus utilizadores. No entanto, é importante realçar que estas implementações estão apenas em fase de testes. Não se sabendo quando poderão chegar a todos os utilizadores.

Mas estas não foram as únicas novidades reveladas pela nova versão beta da aplicação. Tal como foi revelado pelo 9to5Google, esta versão introduz uma nova aba com 'Eventos Pessoais', que apresentam anotações no mapa de acordo com eventos do teu calendário ou reservas presentes no teu Gmail.

Por fim, a Google está ainda a desenvolver uma nova funcionalidade chamada 'navigation legs', que parece permitir dividir uma viagem em partes distintas. Esta divisão vai permitir ao Google Maps iniciar-se de forma automática quando chegas ao ponto de viagem indicado. Esta é uma funcionalidade que poderá ser extremamente útil em viagens de longo curso.

Editores 4gnews recomendam:

Google Maps nunca mais te deixará mal quando vais a pé

Camião caiu num precipício porque condutor seguiu o Google Maps

Muito cuidado! Google Maps está a ser utilizado para fraudes

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.