
A Google está a prepara terreno para acabar com mais uma ferramenta do Google Maps. Assim sendo, ja gigante da tecnologia anunciou oficialmente que já a partir de setembro de 2025, os utilizadores deixarão de poderão seguir outras pessoas na aplicação. Esta é mais uma tentativa falhada da gigante da tecnologia em integrar elementos de rede social nos seus produtos.
A funcionalidade de Seguir utilizadores e empresas no Google Maps foi introduzida há sete anos. O desígnio inicial era permitir que os utilizadores acompanhassem novidades de negócios locais.
Posteriormente, em 2020, sofreu uma remodelação com o Google a alargar a função para incluir perfis de utilizadores, nomeadamente os colaboradores ativos que contribuem com avaliações, fotos e informações úteis sobre locais.
Google Reader sofreu do mesmo mal
A verdade é que não é uma ferramenta que vá deixar saudades. A maioria dos utilizadores nem sequer sabiam da sua existência. Agora, a Google confirma que vai mesmo ser descontinuado já dentro de quatro semanas e que todos os dados associados serão permanentemente eliminados.
Ainda que a empresa não tenha avançado com detalhes sobre a decisão, não há grandes dúvidas sobre o porquê. Tal como já aconteceu com outras ferramentas e produtos da marca, quando não gera envolvimento ou uma grande utilização, é descontinuado/encerrado. O Google Reader é um claro exemplo disso.
Com esta mudança, o Google Maps deixa de tentar ser uma rede social e volta a focar-se naquilo que faz melhor: oferecer navegação fiável, informação em tempo real sobre trânsito e recomendações locais.