O crescimento do mercado das bicicletas partilhadas tem mudado a forma como as pessoas se deslocam em grandes cidades ao redor do mundo. O Google Maps vai facilitar-te ainda mais as coisas, dizendo-te onde podes encontrar a estação mais próxima.
Em 24 cidades selecionadas, o Maps vai agora mostrar-te onde ficam as estações, e quantas bicicletas estão disponíveis em cada uma delas. Caso estejas a usar uma bicicleta e a pretendas devolver, será também mais fácil perceber onde encontrar um espaço vazio.
Portugal não tem cidades na lista inicial
A funcionalidade vinha a ser testada em Nova Iorque, e chega agora a 24 cidades distribuídas por 16 países. Lisboa ou outras cidades portuguesas ainda não fazem parte desta lista, mas a Google afirma no seu comunicado que mais cidades serão adicionadas em breve. Por enquanto, esta é a lista:
- Barcelona
- Berlim
- Bruxelas
- Budapeste
- Cidade do México
- Chicago
- Dublin
- Hamburgo
- Helsínquia
- Kaohsiung
- Londres
- Los Angeles
- Lyon
- Madrid
- Montreal
- Nova Iorque
- Nova Taipé
- Rio de Janeiro
- São Francisco
- São Paulo
- Toronto
- Varsóvia
- Viena
- Zurique
Estima-se que neste momento existam já 1600 sistemas de bicicletas partilhadas, e mais de 18 milhões de bicicletas partilhadas nos centros urbanos mundiais. Os dados para o novo sistema no Google Maps chegam através de uma parceria com a Ito World.
Em cidades onde o terreno o permite, andar de bicicleta pode ser a melhor solução quando queres conhecer um destino, ou fazer mais rápido o teu trajeto diário. Com este tipo de informação em tempo real, esta é certamente uma adição importante ao Google Maps.
Com a chegada desta funcionalidade a 24 cidades, e com a promessa de mais a terem em breve, esperamos que cidades como Lisboa sejam abrangidas em breve. Caso penses viajar para um destes destinos durante o verão, já poderás usar a funcionalidade tanto em Android como em iOS.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Maps vai dizer se o teu transporte público está atrasado e se tem espaço para ti
- Confirmado! Waze receberá funcionalidade do preço das portagens em Portugal
- Atalho do Google Maps deixa 100 condutores 'entalados' na lama!