Google Maps Go e Youtube Go recebem novas funcionalidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Android Go foi criado com o intuito de funcionar em equipamentos com claras limitações de hardware. Tal é conseguido não só pela optimização do sistema operativo mas também pelas suas aplicações. É por isso que existem aplicações como o Google Maps Go ou o Youtube Go.

Estas aplicações servem o mesmo propósito das aplicações ditas normais, porém, com uma optimização diferente. Foram desenhadas para exigir o mínimo possível do hardware do smartphone.

Vê ainda: Novos terminais Xiaomi chegam oficialmente a Portugal para a semana

Ainda assim, estas podem ser instaladas em qualquer smartphone. Mesmo que utilizes um topo de gama, o Maps Go ou o Youtube Go pode ser instalado no teu equipamento. Isto, claro, caso queiras poupar os seus recursos, seja por que razão for.

Mas é tendo em mente os dispositivos Android Go que a Google desenvolveu estas aplicações. Para que as mesmas possam ser o mais completas possível, a Google noticiou agora as novidades que trará tanto ao Google Maps Go como ao Youtube Go.

Google Maps Go e Youtube Go tornam-se agora mais competentes

Começando pelo Youtube Go, nos próximos meses será possível mudar a forma como geres os vídeos que transferiste para o teu smartphone a partir deste serviço.

A partir de agora, poderás navegar por esses mesmos vídeos a partir da Galeria. Poderás apagar ou partilhar algum desses ficheiros sem a necessidade de abrir a aplicação do Youtube Go.

Já se quiseres visualizá-los, a aplicação da Google continuará a ser a única a servir esse propósito. A vantagem é que, até agora, a aplicação Youtube Go era a única capaz de lidar com todas estas tarefas. As novidades chegarão antes do final do ano.

Olhando agora para o Maps Go, temos aqui as novidades mais interessantes. Finalmente a aplicação ficará apta para te proporcionar navegação por voz nas tuas viagens, algo que não sucedia até agora.

Quando quisesses marcar uma rota para navegação por GPS, a aplicação encaminhava-te para a aplicação normal do Google Maps. Algo que agora deixará de ser necessário, embora, estejas obrigado a instalar a aplicação Navigation for Google Maps Go.

Ainda de notar que a aplicação Google Go passará a ler em alta voz as páginas que estejas a consultar. Disponível num total de 28 idiomas, esta funcionalidade será particularmente interessante para os mais velhos e com maiores problemas em ler caracteres mais pequenos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9 não precisará da DeX para experiência desktop

LG V35 ThinQ Signature Edition. O desabado de um Fanboy

Xiaomi poderá ter confirmado acidentalmente o design do Xiaomi Mi Mix 3

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.