Após quase quatro anos de disponibilização do recurso de meteorologia no Maps para utilizadores do iOS, o Google está finalmente a introduzir a ferramenta na versão da aplicação para Android.
Nail Sadykov, editor do canal Google News Telegram, partilhou a novidade ao mostrar capturas de ecrã do Google Maps para Android já com o recurso, que apresenta informações meteorológicas em tempo real com base na localização que está a ser visualizada.
O recurso mostrará a previsão para as próximas horas e qualidade do ar
Como é possível ver nas capturas de ecrã de Sadykov (acima), a funcionalidade aparece como um pequeno botão na parte superior esquerda do Maps. Ao clicar nele, o utilizador poderá visualizar informações como temperatura e qualidade do ar locais, juntamente com previsões para as próximas horas.
Apesar da demora na chegada da ferramenta de clima integrada ao Maps para o Android, parece que agora o Google está a investir de forma mais intensa na disponibilização de atualizações meteorológicas em todos os dispositivos.
A interface do recurso de meteorologia dos dispositivos Pixel foi atualizada com o Material You na estreia do Pixel Tablet em junho de 2023. Além do novo visual, a ferramenta integrou os dados dos sistemas de sensores MRMS e HRRR da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica para maior precisão.
Além disso, em maio deste ano, surgiram rumores de que o Google tinha planos para desenvolver uma aplicação meteorológica independente, capaz de ativar funcionalidades adicionais na aplicação Relógio, com o objetivo de tornar as informações meteorológicas mais acessíveis.
O lançamento de uma aplicação Wear OS e a descoberta de um código para uma aplicação Google Clock pareceram confirmar os planos da empresa. No entanto, ainda não foi feita nenhuma confirmação oficial. No início de outubro, uma fuga de informação também revelou uma imagem que sugeria que a novidade estaria próxima.
Na imagem, é visível que a versão Android 14 QPR1 Beta 2 já inclui integração de informações meteorológicas na aplicação Relógio e no widget. A expectativa atual é que o recurso seja lançado em dezembro.
Editores 4gnews recomendam: