Google Maps está a ser usado para pirataria (jogo GTA V é dos mais procurados)! Entende como

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps até pode ser uma das minhas aplicações preferidas, porém, a Google está com sérios problemas para acabar com a pirataria dentro da sua aplicação de mapas.

O GTA V, por exemplo, parece ser dos jogos que mais são pirateados através do Google Maps. Os "piratas" colocam links dentro da aplicação do Maps e numa pesquisa Google, os utilizadores conseguem chegar ao local correto para descarregar o jogo, filme ou série de forma ilegal.

Como funciona a pirataria no Google Maps

O facto de os utilizadores poderem contribuir para melhoria na aplicação é sempre algo vantajoso. O Google Maps está mais completo que a concorrência por isso mesmo.

Contudo, alguns utilizadores em vez de adicionarem reviews aos restaurantes, ou até locais a visitar, decidem colocar links de jogos e conteúdo pirata.

Logo depois, basta um utilizador procurar por esse jogo, filme, série ou outro conteúdo, que terá o link disponível para descarregar aquilo que quer de forma ilegal.

Google não tem muito que lhe fazer. Pelo menos para já

Visto que o Google Maps depende seriamente dos utilizadores para ser melhorado, não há muito que a Google possa fazer para acabar com esta pirataria.

Neste momento, a Google remove os links sempre que uma empresa (dona dos títulos) reclama pelos seus direitos. Contudo, só quando tal acontece é que os tais links são removidos. Caso contrário, passam por baixo do radar da empresa.

O truque já é usado há uns anos

Pelo que foi referido, este golpe já é utilizado há uns anos. O pessoal do TorrentFreak já o tinha referido em 2017. Assim sendo, não podemos dizer que a Google desconhece do problema.

Todavia, também não vemos uma solução para a empresa resolver o problema de um dia para o outro. Até porque, como disse, sem as informações dos utilizadores o Google Maps não tem a mesma qualidade.

Em suma, cuidado com o que descarregas da internet. Ao comprares um produto, jogo, filme (...), estás a contribuir ativamente para ajudar aqueles que estiveram horas dedicados à sua construção. Além disso, sabes que não vais ter problemas mais tarde no PC porque em vez de descarregar um jogo, descarregaste um malware.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google: YouTube prepara a atualização mais controversa de sempre
  • Xiaomi Redmi 10X e Redmi 10X Pro são oficiais com preços inacreditáveis
  • Xiaomi apresenta as Redmi Smart TV X: qualidade premium por preço baixo
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.