Quase uma década depois, Google entra novamente na China!

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 1 min.

Se a China é um grande país ou um país grande, é uma questão bastante relativa. No entanto, é um grande mercado e parece que a Google venceu a primeira batalha, na medida em que o Google Maps, ao fim de 8 anos, conseguiu entrar no mercado desse país.

A Google, tal como todas as empresas a ela semelhantes tentam, a todo o custo, entrar na China com os fantásticos serviços que têm para oferecer ao povo desse país. Todavia, essa é uma tarefa bastante árdua que, para muitas, não terá uma solução tão cedo quanto gostariam.

Vê ainda: Microsoft Store – Kodi volta a estar disponível para Windows 10 e Xbox

A gigante norte-americana, por sua vez, conseguiu lá chegar e oferecer à população chinesa parte dos seus contributos. Isto porque, como é óbvio, esses só podem contar (ainda) com o serviço de mapas da Google e nada mais.

Google Maps na China? É o primeiro de vários passos...

Não há, ao que parece, planos para que a Google Search ou até mesmo o YouTube cruzem a grande muralha. Todavia, e mesmo que o Google Maps lá tenha chegado, isso não quer dizer que está 100% operacional.

Nem por isso. De facto, com base na fonte da notícia, houve relatos de que alguns utilizadores tiveram problemas em usar a aplicação de mapas na íntegra. Mais, ao tentarem fazê-lo, acabavam por ser redirecionados para aplicações de terceiros.

Mas, afinal, como conseguiu a empresa ocidental chegar ao oriente? Bem, de acordo com pura especulação, isso teve que ver com o desejo do governo chinês em desenvolver os seus serviços AI.

Num ano em que todas as marcas tecnológicas parecem, de vez, querer aceitar a Inteligência Artificial como algo benéfico e (quase) obrigatório para os consumidores, a China parece querer dar alguns passos nessa direção.

Teoricamente, não haverá melhor empresa que a a dona do Android, YouTube, Search, e muitos outros produtos e serviços de sucesso, para ajudar o governo chinês. Em contrapartida, a Google terá pedido a cedência dos Mapas nesse país.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia – dbrand não poupa criticas à marca finlandesa

HTC U11 EYEs – Eis o novo smartphone Android da HTC

Cortana mudará de posição no Windows 10 da Microsoft. Culpa da Alexa?

Fonte

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.