Google Maps remove contador de calorias perante a contestação pública

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante tecnológica Google deu um passo atrás e já terá removido uma das suas últimas adições ao serviço Google Maps. Aparentemente nem mesmo uma empresa destas dimensões é imune ou insensível à opinião dos seus utilizadores como comprova o seguinte caso reportado pelo NYTimes que apurou as causas do desaparecimento do contador de calorias.

Vê ainda: WhatsApp – Já é possível localizar pessoas em tempo real – Android e iOS

Tudo começou quando Stephanie Zerwas, a diretora clínica do Center of Excellence for Eating Disorders, instituição da Universidade do estado da Carolina do Norte, Estados Unidos da América, procurava um restaurante na cidade de Orlando na semana passada e terá recorrido ao serviço Google Maps como fazia regularmente para obter direções.

Google Maps terá implementado um contador de calorias...

A primeira surpresa ocorreu quando a App do Google Maps no seu iPhone lhe disse que se fosse a pé em vez de conduzir conseguiria queimar 70 calorias.

"A intenção pode até ser boa e servir como incentivo para andar a pé mas para quem tem um distúrbio alimentar este número pode fixar-se na sua mente, sendo um perigoso ponto de referência, uma mentalidade que nós, profissionais, tentamos minimizar", Stephanie Zerwas.

"Embrenhamo-nos neste hábito de pensar nos nossos corpos e nos alimentos que ingerimos para em seguida equacionar quanta atividade física é que necessitamos de fazer como se tal se tratasse de uma simples equação matemática, algo que claramente não é", salientou. "Quanto mais a tecnologia promover esse ponto de vista mais as pessoas poderão desenvolver maus hábitos alimentares desencadeados por estímulos como este", acrescenta.

Perante isto a Google já removeu esta funcionalidade do seu Google Maps para Android e para iOS, alegando tratar-se de uma característica meramente experimental. A decisão foi acompanhada de uma onda de atenção e comentários nas redes sociais e apesar de alguns utilizadores encarem este contador de calorias como um incentivo ao exercício, para outros o mesmo contador de calorias seria perigoso ou insultuoso.

Contador de calorias terá entretanto sido removido do Google Maps

Alguns utilizadores do Google Maps ficaram particularmente chateados quando esta App lhes disse exatamente quantas calorias é que o donut que tinham acabado de comer representava.

O contador de calorias não especificava como é que tinha apurado os valores exatos e para os utilizadores isto era apenas uma afronta.

O contador de calorias, seja no Google Maps ou em qualquer outro meio e serviço sempre foi um tema delicado, sobretudo numa cidade como Nova Iorque em que alguns restaurantes são obrigados a explicitar o número de calorias nos seus menus, uma medida que a administração Trump está a tentar reverter.

O intuito desta imposição legal seria promover junto dos americanos melhores hábitos alimentares para que estes possam ter uma melhor noção daquilo que estavam a ingerir, da meta diária de calorias e para poderem aferir quais os pratos, comidas e restaurantes que podem ou devem evitar.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais e muito mais conteúdo diário e atualizado.

Se este contador de calorias do Maps chegasse ao nosso país como seria a vossa reação? Funcionalidade bem-vinda ou possível afronta ao nosso bem-estar?

Outros assuntos relevantes:

xel 2

e Play Store para o teu Android

e Fotos tem função irresistível para quem adora o seu Cão ou Gato

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.