
Utilizadores do Google Maps começaram a notar uma mudança curiosa na forma como o serviço apresenta conteúdos quando a conta Google não está com sessão iniciada. Ao aceder a locais públicos sem login, alguns utilizadores relatam que conseguem ver apenas uma única fotografia do local, sendo necessário iniciar sessão para navegar por várias imagens.
Conforme noticiou o Android Authority, a limitação foi discutida em fóruns como o Reddit, onde vários utilizadores afirmam que pontos turísticos e locais populares, que normalmente têm dezenas ou centenas de fotos, aparecem agora limitados. A Google Maps mostra apenas uma imagem quando o acesso é feito sem login. Depois de iniciar sessão, a galeria completa volta a aparecer.
Fui testar o Google Maps no modo anónimo e o mesmo aconteceu. Ao pesquisar pela Torre de Belém em Lisboa, um ponto turístico popular em Portugal, o Maps apresentou apenas uma única foto do local. Ao iniciar sessão com a minha conta e fazer a mesma pesquisa, lá estavam as centenas de fotos publicadas por utilizadores.

Limitações para utilizadores anónimos
Além das fotos, alguns relatos indicam que as avaliações dos utilizadores também deixam de estar visíveis sem login. Normalmente, estas informações surgem na barra lateral do Google Maps, mas desaparecem quando a conta não está ligada, reduzindo a capacidade de avaliar um local antes da visita.
O Google Maps sempre permitiu utilizar o serviço sem estar autenticado, incluindo pesquisa de locais, obter indicações e explorar pontos de interesse. No entanto, funcionalidades mais avançadas já exigiam login, como acesso a locais guardados ou histórico de viagens. Agora, ao que tudo indica, a exigência poderá ter sido expandida para fotos e avaliações.
A conta oficial de suporte da Google chegou a sugerir passos de resolução de problemas, como limpar dados do navegador ou da aplicação, o que levanta a possibilidade de que estes casos não se tratam de uma mudança oficial, mas sim de um erro.
O utilizador do Reddit respondeu que a sugestão da empresa não resolveu o problema de visualização de apenas uma única imagem. Por enquanto, além dessa resposta no Reddit, a Google não se posicionou sobre o assunto.
Caso se confirme como alteração permanente, isso significa que a experiência anónima no Google Maps poderá tornar-se mais limitada para quem prefere usar o serviço sem conta.
Gemini como guia para peões e ciclistas
Noutras notícias relacionadas com o Google Maps, recentemente a aplicação trouxe uma novidade de IA importante para peões e ciclistas: a disponibilização do Gemini como um guia turístico. Anteriormente, as funcionalidades de assistência de IA estavam disponíveis apenas para condutores, mas agora conseguem auxiliar em viagens a pé ou de bicicleta, sugerindo recomendações e informações de locais ao redor do utilizador.