No nosso quotidiano, temos várias vezes de ir para sítios que não conhecemos. Posto isto, é frequente usar-se o Google Maps, que nos tende a indicar o caminho certo do ponto A para o ponto B.
No entanto, há um problema: e se, por algum motivo, não consegues apanhar rede? Nesse tipo de situações, é importante saberes que há forma de prevenir, através do uso de mapas offline.
Estes mapas funcionam para percursos de carro
Na verdade, não há um limite de destinos a que tenhas direito. Sempre que saíres de casa e quiseres ter a certeza que não te perdes no caminho, o processo é relativamente simples, tal como te mostramos em baixo, com base na explicação da Google.
-
O primeiro passo é abrires o Google Maps e selecionares o destino para onde pretendes ir.
-
No canto superior direito do menu inicial, clicas no avatar da tua conta.
-
Clicas na opção que diz “Mapas Offline”
-
Clicas na opção “Selecione o seu próprio mapa”
-
Defines a área correspondente ao destino que procuras
-
Transferes e dás o nome ao teu percurso
Ainda assim, importa fazer um reparo acerca desta modalidade de descarregar os mapas. Este recurso apenas funciona para quem anda de carro. Para percursos a pé ou de bicicleta, a ferramenta não está ativa.
Relembre-se que o Google Maps tem muitos recursos bastante úteis que, por vezes, nem são utilizados. Um deles tem a ver, por exemplo, com a questão do estacionamento. Sempre que te esqueceres de onde estacionaste o carro, podes tocar na tua localização, no ponto onde diz “Salvar Estacionamento”. Desta forma, escusas de fazer esforço para lembrar onde estacionaste.
Para além disso, são inúmeras as boas opções que a app te dá. Desde optar por caminhos ecológicos, a partilhar viagens com os teus contactos, a ativar a navegação anónima, o Maps é todo um mundo de possibilidades.
Podes ver mais recursos do Google Maps que dão imenso jeito.