Google Maps receberá em breve a mais desejada característica do Waze

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Assim como acontece em tantas outras aplicações da empresa que operam no mesmo segmento, também o Google Maps e o Waze têm visto uma permuta constante de características.

Depois de vermos várias funcionalidades do Waze chegarem ao Google Maps, agora prepara-se para trazer um dos pilares fundamentais da aplicação de navegação. Claro está, refiro-me ao reportar de incidentes na estrada.

Vê ainda: Google Pay está em mais países da Europa! Para quando Portugal?

Ainda que o GMaps seja uma das aplicações de navegação/orientação mais populares da atualidade, milhões de utilizadores continuam a dar preferência ao Waze quando precisam de orientação na estrada.

Google Maps vai em breve receber uma das mais importantes características do Waze

Esta preferência não surge com grande surpresa, uma vez que a sua génese consiste numa plataforma de crowdsource que mantém a aplicação atualizada no que respeita a incidentes ao longo do percurso.

Há algumas semanas, surgiram as primeiras indicações de que a empresa de Mountain View estaria a preparar-se para trazer esta vertente social também para o Google Maps. Agora, ainda que não se encontre ativa, já começou a apresentar-se na mais recente alteração de visual da aplicação.

A nova interface do Google Maps já começou a apresentar o novo botão que irá servir para relatar incidentes, no entanto, ainda não está ativo em nenhum país. Ainda que seja pouco provável, é possível que a empresa esteja a trazer aos poucos todas as funcionalidades do Waze para a sua aplicação, com o objetivo de eventualmente o fazer desaparecer gradualmente.

Apesar das alterações na interface já terem sido realizadas. Não existe ainda qualquer informação sobre quando é que a funcionalidade poderá ficar ativa. Não se sabe também se irá trazer algo de novo que não temos no Waze. Certamente que esse seria um trunfo importante para fazer os utilizadores abandonarem o Waze.

Na minha opinião, embora adore a possibilidade de reportar incidentes, o fato de ter de interagir fisicamente com o smartphone acaba por me deixar de pé atrás. Não é difícil imaginar todas as coisas indesejadas que podem acontecer nesses meros segundos. Por isso, adorava ver chegar a possibilidade de reportar incidentes com controlos de voz. Certamente que o Google Maps tem mais do que capacidades para isso.

Por fim, continuo a aguardar pela altura em que o Google Maps vai começar a apresentar a velocidade do carro em tempo real. Uma funcionalidade simples e extremamente importante que me mantém como utilizador do Waze.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 13 aplicações grátis para teres fotografias incríveis

Google Fit recebe atualização e traz novas características

Nokia 8 já pode testar o novo Android Pie 9.0

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.