Google Maps vai ajudar-te a não perder o autocarro!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google anunciou recentemente que estava a trabalhar no seu serviço Maps para o tornar ainda mais capaz. Dotando-o das ferramentas necessárias para que seja o Google Maps a dizer-te quando é que deves sair do autocarro, comboio e outros transportes públicos. É verdade, trata-se de informação bastante pertinente, sobretudo para os turistas que chegam a uma nova cidade. E até mesmo para quem ainda não se familiarizou com o mapa de estações / saídas.

Tal como seria de esperar, o aviso surgirá através de uma notificação. Desta forma o viajante estará sempre ciente da sua localização durante a rota. Ao passo que o Google Maps sempre nos proporcionou um guia passo-a-passo (ou melhor, direção a direção), para os condutores ou peões, isto agora chega oficialmente aos meios de transportes públicos.

Vê ainda: d

Com efeito, assim que o utilizador está dentro de um autocarro ou de um comboio com o Google Maps aberto, mesmo que seja em segundo plano, poderás receber notificações com indicações sobre a tua viagem. Mais concretamente, sobre o trajeto e possíveis paragens do transporte que estás a utilizar.

Google Maps vai-te ajudar a não perder o autocarro, ou a sair dele a tempo e horas

Esta nova funcionalidade do Google Maps faz parte de um esforço muito maior da gigante tecnológica em sincronizar as informações de trânsito dos vários meios de transporte.

De forma a uniformizar as ofertas para condutores de carro, moto e pedestres. De forma a dar ao Google Maps um "modo de navegação" muito mais abrangente. Independentemente do meio de transporte escolhido o Maps quer ser a tua escolha.

Posto isto, os utilizadores Android do Google Maps podem esperar notificações nos seus dispositivos e mais informação contextual. Desde informações de partida e chegada dos transportes até à distância das próximas estações.

A notificação de "está na hora de sair do autocarro" pode parecer um pouco supérflua em certos aspectos mas será certamente útil para outros utilizadores. Note-se que ao passo que quando estamos a conduzir, ou caminhar, com o Google Maps aberto para ele nos dar indicações passo-a-passo ao longo do nosso percurso, o mesmo não será necessário quando estamos a viajar de autocarro ou comboio.

Google Maps reforça o seu serviço de navegação

Aliás, quando viajamos de transportes públicos é provável que estejamos a utilizar os nossos dispositivos para outras tarefas. Desde ouvir música ou consultar as redes sociais e outro tipo de aplicações. Até mesmo jogar.

A Google sabe que para este tipo de transporte raramente estamos com a Google Maps aberta em primeiro plano. Seja para não dar nas vistas ou simplesmente para não gastar tanta bateria. O anúncio foi feito através do blog oficial da tecnológica.

A solução encontrada pela tecnológica é simples tal como é eficaz. Notificações para o teu dispositivo. Mesmo que a App não esteja a correr em primeiro plano. Para que não fiques perdido no momento ou deixes passar a estação em que devias sair, mesmo que não estejas com o Maps aberto, o Google saberá quando enviar a notificação.

Para utilizar esta nova funcionalidade, que deverá chegar a cada vez mais utilizadores, sempre de forma gradual e faseada abre o teu Google Maps. Planeia o percurso, seleciona o destino da mesma forma que o fazes quando estás de carro ou a pé. Depois, é só deixar este serviço fazer a sua magia!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy A8 (2018) e Galaxy A8+ surpreendem em vídeo!

id Oreo torna o OnePlus 5 melhor do que nunca

reveladas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.