Google Maps ajudará a reduzir o consumo de combustível em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os utilizadores do serviço Google Maps receberão um rol de novidades que melhorarão as funções oferecidas pela plataforma de navegação gratuita. A gigante tecnológica deu a saber que tem cerca de 100 novidades para o seu "Maps""

Com efeito, a Google está a trazer mais de 100 melhorias com tecnologia de Inteligência Artificial para o Google Maps. Isto para que o utilizador possa obter as informações mais precisas e atualizadas sobre o mundo, exatamente quando precisa.

Há pelo menos 100 novidades a caminho do Google Maps

Mediadas pela Inteligência Artificial (IA), estas são 4 das maiores melhorias a chegar ao serviço da Google

  1. Navegue em ambientes interiores com o Live View
  2. Planeie com antecedência com mais informações sobre o clima e a qualidade do ar
  3. Encontre mais opções ecológicas para se movimentar
  4. Economize tempo com a recolha de compras no Maps

1. O Live View disponível para ambientes interiores

Presente no Google Maps temos o Live View, demonstrado acima. Este serviço é alimentado por uma tecnologia chamada localização global, que usa a IA para digitalizar dezenas de milhares de milhões de imagens do Street View para entender a orientação.

Graças aos novos avanços que nos ajudam a entender a altitude precisa e o posicionamento de objetos dentro de um edifício, agora podemos trazer o Live View para alguns dos lugares interiores mais difíceis de navegar.

Passaremos a poder usar o Live View em aeroportos, estações de transporte público e shoppings.

2. A "camada ambiental" presente no Google Maps

Com a nova camada referente a clima, o utilizador pode ver rapidamente a temperatura atual e prevista e as condições climatéricas numa determinada área. Isto para que nunca seja surpreendido com chuva sem ter o seu chapéu de chuva.

E a nova camada com informações sobre a qualidade do ar mostra como o ar é saudável (ou insalubre). Apresentará informações que são especialmente úteis se o utilizador sofre de alergias ou se está numa área com fumo ou com risco de incêndio.

A camada acerca do clima vai estar disponível globalmente e a camada sobre a qualidade do ar será lançada na Austrália, Índia e EUA, com mais países muito em breve.

3. Opções que ajudarão a poupar combustível também em Portugal

Com os insights provenientes do Laboratório Nacional de Energia Renovável, a Google está a construir um novo modelo de rota otimizado para reduzir o consumo de combustível. Isto com base em fatores como inclinação da estrada e congestionamento do trânsito.

Sublinhamos que a Google se comprometeu no passado mês de setembro a ajudar milhares de milhões de pessoas que usam os nossos produtos de forma a reduzirem a sua pegada ambiental.

Desse modo, em breve, o Google Maps irá usar como padrão a rota com a menor pegada de carbono quando tiver aproximadamente o mesmo ETA (Tempo Estimado de Chegada) que a rota mais rápida.

Nos casos em que a rota ecológica pode aumentar significativamente o seu ETA, vamos permitir que o próprio utilizador compare o impacto relativo de CO2 entre as rotas para que então possa escolher a sua rota.

Quer sempre o trajeto mais rápido? Sem problema - basta ajustar as preferências em Definições.

As rotas ecológicas serão lançadas nos EUA para Android e iOS ainda este ano, com uma expansão global a caminho

4. Poupar tempo ao fazer as compras com o Google Maps

As entregas e a recolha cresceram em popularidade durante a pandemia. São convenientes e minimizam o contacto. Perante esta tendência e para facilitar o processo, teremos no Google Maps uma nova opção útil.

Assim, a Google trará informações úteis sobre compras para os perfis de negócios das lojas no Maps e na Pesquisa. Teremos dados como fornecedores de entregas, locais de recolha e de entrega, taxas e pedidos mínimos de encomendas.

A implementação começará na Pesquisa mobile a começar com as lojas Instacart e Albertsons Cos. Nos EUA, com planos de expansão para o Maps e outros parceiros.

A distribuição das novidades do Google Maps será feita de forma gradual e faseada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple anuncia as datas para a WWDC 2021. O que esperar do evento
  • Xiaomi revela a sua nova imagem e entra oficialmente na indústria automóvel
  • Apresentação dos Huawei P50 terá sido novamente adiada
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.