Google Maps ajudará a reduzir o consumo de combustível em Portugal

Adicionar 4gnews como fonte preferida

Os utilizadores do serviço Google Maps receberão um rol de novidades que melhorarão as funções oferecidas pela plataforma de navegação gratuita. A gigante tecnológica deu a saber que tem cerca de 100 novidades para o seu "Maps""

Com efeito, a Google está a trazer mais de 100 melhorias com tecnologia de Inteligência Artificial para o Google Maps. Isto para que o utilizador possa obter as informações mais precisas e atualizadas sobre o mundo, exatamente quando precisa.

Há pelo menos 100 novidades a caminho do Google Maps

Mediadas pela Inteligência Artificial (IA), estas são 4 das maiores melhorias a chegar ao serviço da Google

  1. Navegue em ambientes interiores com o Live View
  2. Planeie com antecedência com mais informações sobre o clima e a qualidade do ar
  3. Encontre mais opções ecológicas para se movimentar
  4. Economize tempo com a recolha de compras no Maps

1. O Live View disponível para ambientes interiores

Presente no Google Maps temos o Live View, demonstrado acima. Este serviço é alimentado por uma tecnologia chamada localização global, que usa a IA para digitalizar dezenas de milhares de milhões de imagens do Street View para entender a orientação.

Graças aos novos avanços que nos ajudam a entender a altitude precisa e o posicionamento de objetos dentro de um edifício, agora podemos trazer o Live View para alguns dos lugares interiores mais difíceis de navegar.

Passaremos a poder usar o Live View em aeroportos, estações de transporte público e shoppings.

2. A "camada ambiental" presente no Google Maps

Com a nova camada referente a clima, o utilizador pode ver rapidamente a temperatura atual e prevista e as condições climatéricas numa determinada área. Isto para que nunca seja surpreendido com chuva sem ter o seu chapéu de chuva.

E a nova camada com informações sobre a qualidade do ar mostra como o ar é saudável (ou insalubre). Apresentará informações que são especialmente úteis se o utilizador sofre de alergias ou se está numa área com fumo ou com risco de incêndio.

A camada acerca do clima vai estar disponível globalmente e a camada sobre a qualidade do ar será lançada na Austrália, Índia e EUA, com mais países muito em breve.

3. Opções que ajudarão a poupar combustível também em Portugal

Com os insights provenientes do Laboratório Nacional de Energia Renovável, a Google está a construir um novo modelo de rota otimizado para reduzir o consumo de combustível. Isto com base em fatores como inclinação da estrada e congestionamento do trânsito.

Sublinhamos que a Google se comprometeu no passado mês de setembro a ajudar milhares de milhões de pessoas que usam os nossos produtos de forma a reduzirem a sua pegada ambiental.

Desse modo, em breve, o Google Maps irá usar como padrão a rota com a menor pegada de carbono quando tiver aproximadamente o mesmo ETA (Tempo Estimado de Chegada) que a rota mais rápida.

Nos casos em que a rota ecológica pode aumentar significativamente o seu ETA, vamos permitir que o próprio utilizador compare o impacto relativo de CO2 entre as rotas para que então possa escolher a sua rota.

Quer sempre o trajeto mais rápido? Sem problema - basta ajustar as preferências em Definições.

As rotas ecológicas serão lançadas nos EUA para Android e iOS ainda este ano, com uma expansão global a caminho

4. Poupar tempo ao fazer as compras com o Google Maps

As entregas e a recolha cresceram em popularidade durante a pandemia. São convenientes e minimizam o contacto. Perante esta tendência e para facilitar o processo, teremos no Google Maps uma nova opção útil.

Assim, a Google trará informações úteis sobre compras para os perfis de negócios das lojas no Maps e na Pesquisa. Teremos dados como fornecedores de entregas, locais de recolha e de entrega, taxas e pedidos mínimos de encomendas.

A implementação começará na Pesquisa mobile a começar com as lojas Instacart e Albertsons Cos. Nos EUA, com planos de expansão para o Maps e outros parceiros.

A distribuição das novidades do Google Maps será feita de forma gradual e faseada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple anuncia as datas para a WWDC 2021. O que esperar do evento
  • Xiaomi revela a sua nova imagem e entra oficialmente na indústria automóvel
  • Apresentação dos Huawei P50 terá sido novamente adiada
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.