Google Mapas passará a funcionar offline nos smartwatches com Wear OS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Mapas é uma ferramenta incrível para quem viaja muito e ficará ainda melhor para quem possui um relógio inteligente com Wear OS. Isto porque será implementado um novo modo offline.

Esta funcionalidade foi anunciada aquando da apresentação do Pixel Watch 3 e deixou os utilizadores bastante interessados. Agora, tal como avançam várias fontes ligadas ao ramo, começa a chegar aos utilizadores.

Google Mapas fica ainda mais útil no pulso dos utilizadores

Esta opção funcionará de forma muito semelhante ao que já acontece nos smartphones. Ou seja, os utilizadores poderão descarregar mapas para posterior utilização mesmo quando não têm ligação à internet.

Google Mapas Wear OS

Os utilizadores serão alertados para a chegada desta opção aos seus relógios. Ao que tudo indica, serão confrontados com a mensagem “os mapas offline no telefone serão descarregados automaticamente para o relógio”.

Esta mensagem explica bem como tudo se processará. Os mapas offline que já tiveres no teu smartphone serão automaticamente sincronizados com o teu relógio Wear OS. Se quiseres mais mapas, terás de os descarregar primeiro no teu telefone.

Apesar de o telefone ter um papel importante nesta opção, importa dizer que os mapas ocuparão espaço na memória do smartwatch. Considerando que estes possuem um menor espaço disponível, os utilizadores terão de gerir quais os mapas que pretendem guardar.

Com esta novidade, o Google Mapas passará a funcionar mesmo em zonas que não têm ligação à rede. Mas atenção que isso só será possível n os locais abrangidos pelos mapas que tenhas descarregados.

Quais os smartwatches compatíveis com o Google Mapas offline?

Tal como referem várias fontes, ainda não há uma resposta definitiva para esta questão. Ainda assim, sabe-se que alguns relógios da Google e da Samsung já suportam esta funcionalidade.

No caso da Google, os relatos dão conta da presença desta opção no Pixel Watch 2 e Pixel Watch 3. Já no que concerne à Samsung, tudo indica que são suportados todos os modelos com Wear OS a partir do Galaxy Watch 4.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.