Google. Os utilizadores adoram a liberdade do sistema Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema Android da Google tem uma característica única, liberdade! Liberdade para os fabricantes fazerem do sistema operativo o que acharem melhor e liberdade para os utilizadores personalizarem o smartphone da maneira mais agradável para a sua utilização.

Mas será que a Google tem a melhor solução nas mãos no que toca ao sistema Android? Um "sistema Open Source" normalmente significa maior e melhor desenvolvimento. Qualquer pessoa pode pegar no sistema e fazer dele o que achar melhor. Os fabricantes tem a possibilidade de o personalizar da melhor forma possível para os seus utilizadores.

Vê ainda: Pixel 3 XL: Mais um vídeo em Full HD com ‘selfies’ incluídas

Que não hajam dúvidas, foi o sistema Android que revolucionou o mercado, não o primeiro iPhone.

O iPhones em 2007 trouxe-nos o hardware que todos procurávamos e não conseguíamos encontrar, contudo, foi a liberdade do sistema Android da Google que ofereceu mais concorrência e, consequentemente, mais possibilidades e variedade aos utilizadores.

O sistema Android da Google é está presente em mais de 90% dos smartphones em todo o mundo

Todavia, o sistema Android também tem as suas falhas. Como não é tão fechado quando o iOS, a Google não tem mão naquilo que os utilizadores instalam via "APK" (aplicações fora da Google Play Store). Ou seja, teoricamente não é tão seguro quanto o iOS.

Existindo esta liberdade, os fabricantes fazem o que querem e quem sofre são os utilizadores. A fragmentação do sistema da Google é problemático. O Android P 9.0 já está na rua e ainda se fala em atualizações para o Oreo que saiu no ano passado.

Por isso vos perguntamos. "Gostavas que a Google fechasse mais o sistema?". Se tal acontecesse a empresa de Mountain View tinha mais "mão" sobre o que se passava. Contudo, tinham também um monopólio que pode não ser bom para a concorrência.

Gostavas que Android fosse mais 'fechado' quanto o iOS?

Vocês responderam e foram claros! Cerca de 63% dos utilizadores acreditam que o Sistema Android é perfeito da forma que é. Tenho de admitir que estava à espera que este resultado saísse vitorioso, porém, não esperava que por tanto.

Esperemos apenas que a Google continue a pressionar os fabricantes com atualizações que deixem o utilizador mais seguro face os malwares que vão aparecendo. Tudo o resto, parece perfeito!

Editores 4gnews recomendam:

ndroid ou iPhone? Segues estes passos para resolver

Chrome 69 trará uma nova característica muito esperada

Microsoft terá equacionado um processador ARM para o seu Surface Go

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.