Google lançou um novo teclado para o Android! Este é destinado aos invisuais

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google lançou hoje um teclado destinado a todos os invisuais. Este teclado é totalmente diferente daquilo que estás habituado a escrever num smartphone.

O teclado requer que o utilizador vá clicando em determinados pontos de forma a criar letras para as palavras. Ainda assim, não é muito diferente dos teclados para smartphones (hardware) que os invisuais tem no mercado.

Este é o novo teclado da Google para invisuais

O novo teclado está implementado no serviço "TalkBack Accessibility Service" que pode ser baixado na Google Play Store de forma gratuita.

O utilizador precisa apenas de ter um smartphone Android com a atualização Android 5.0 Lollipop ou superior para ativar a funcionalidade nas definições.

Para já, o teclado "Braille" está apenas em Inglês

Infelizmente o teclado ainda não está preparado para ser utilizado mundialmente. Para já só os utilizadores de língua inglesa é que o podem utilizar. Espera-se, contudo, que mais línguas sejam atualizadas nos próximos tempos.

Quase todas as funcionalidades estão disponíveis

Ainda que o teclado pareça seriamente confuso para quem nunca utilizou tal formato, a Google promete uma utilização simples para invisuais e que muitas funcionalidades estarão disponíveis. Como por exemplo, criar parágrafos, apagar letras e palavras ou usar teclados externos.

São poucas as empresas a investir soluções para invisuais

É de valorizar o esforço da Google em melhorar o sistema para pessoas com deficiência visual. Infelizmente há poucas empresas dedicadas ao tema e aqueles que se dedicam nem sempre tem a atenção que merecem.

Esperemos que este novo teclado estimule o mercado a desenvolver novas formas de ajudar a aproximar a tecnologia de quem precisa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 20 melhores jogos leves para PC fraco em 2020
  • PlayStation 5: se o design for mesmo assim, vais perder o amor ao dinheiro!
  • MEO, NOS, Vodafone ou NOWO? Esta é a operadora que está a dar mais problemas na quarentena
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.