Google lança versão de testes do Android 12. Conhece as novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Seguindo a estratégia de anos anteriores, a Google disponibilizou hoje a primeira versão developer preview do Android 12. Trata-se de uma versão de testes bastante precoce e dirigida aos programadores.

Esta encontra-se disponível para os smartphones Pixel 3 e acima. A sua instalação terá de ser feita manualmente num destes equipamentos e está longe de ser a compilação indicada para uma utilização quotidiana.

Esta developer preview do Android 12 é ainda bastante instável e tem como foco oferecer aos programadores a base para que estes comecem a migrar as suas aplicações para esta versão do sistema operativo. Servirá ainda para conhecermos as principais novidades desta iteração.

Android 12 traz novidades no design das notificações

Os próximos dias serão certamente recheados de novidades acerca do Android 12. Assim que os programadores começarem a instalar o Android 12 nos seus equipamentos ou emuladores, estes irão partilhar com o mundo as novidades já implementadas pela Google.

Em todo o caso, sabe-se já que a nova versão do Android trará uma nova interface para as notificações. As únicas imagens de que dispomos foram reveladas há poucos dias e nada nos garante que a versão final replique fielmente o que foi divulgado.

No seu blog, a Google frisa um refrescar do design das notificações do Android para que sejam mais modernas, fáceis de usar e mais funcionais. Nesta versão de testes verifica-se ainda uma otimização nas transições e animações gerais do sistema.

O Android 12 modificará também a forma como lida com conteúdos apresentados em ecrã completo. A Google compromete-se a reduzir de dois para um os gestos necessários para sair do ecrã inteiro.

Um maior foco na multimédia

Este será um dos maiores pontos de influência da nova versão do Android. A Google inclui suporte nativo para novos formatos, nomeadamente ao codec HEVC.

O suporte ao áudio espacial, muito em voga ultimamente no setor dos auriculares, chegará agora de forma nativa ao Android 12. Para isso contribuirá o suporte ao codec MPEG-H otimizado para 24 canais de áudio.

A Google aposta ainda no formato de imagem que considera ser o sucessor do JPEG. Está na hora de acolhermos o AVIF, mas descansa que este ainda não será o padrão das imagens capturadas pela câmara.

Com o formato AVIF, as imagens apresentarão uma melhor compressão e com menos artefactos. De notar que este padrão também já é utilizado frequentemente pela Netflix.

Android 12 prepara caminho para o futuro das atualizações

Internamente, o Android 12 traz ainda algumas novidades importantes, mas que o utilizador não dará conta delas. Aqui entra em ação o projeto Mainline lançado pela Google em 2019.

Este pretende dar maior independência à Google na atualização dos smartphones com o seu sistema operativo. A empresa americana quer usar a Play Store como veículo para distribuir atualizações críticas para o Android.

O Android 12 conta com algumas implementações que ajudarão a agilizar este ambicioso projeto da Google. O grande destaque vai para a inclusão de um novo subsistema que será importantíssimo para correr aplicações Android.

As principais e mais notórias novidades do Android 12 serão reveladas pela Google em maio, com uma apresentação digna do seu novo sistema operativo. A versão final e estável deverá ser disponibilizada oficialmente em agosto.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nearby Share da Google já te deixa partilhar aplicações entre smartphones Android
  • Google Maps: a imagem de Street View que está a dividir a Internet
  • Apple TV+ já se encontra disponível no Google TV
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.