Google lança uma aplicação perfeita para quem vende smartphones e para as operadoras

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google lançou uma aplicação que dará mais possibilidades a todas as lojas e operadoras que vendem smartphones em contratos ou em prestações.

A aplicação, chamada Device Lock Controller, após instalada, dá a possibilidade aos vendedores de smartphones a bloquear ou restringir determinadas aplicações. Aliás, podem mesmo bloquear o smartphone quase por completo.

Detalhes da nova aplicação da Google

Em síntese, a aplicação é tipo a Family Link. Só que no teu caso, tu serás a criança. Ou seja, o dono do telemóvel poderá emprestar o equipamento (ou vender em prestações ou a contrato) a outra pessoa. Porém, se algo correr mal, o vendedor terá a oportunidade de bloquear a maior parte das funcionalidades do equipamento.

Se o telemóvel for bloqueado, o utilizador conseguirá apenas fazer chamadas de emergência e aceder às definições do equipamento.

Os pequenos pormenores que falta saber sobre a aplicação

Não sabemos contudo, como é que a aplicação reage se o utilizador fizer um reset de fábrica. Será que continuará a funcionar? Ou limitará essa possibilidade dentro das definições? Ainda assim, é sempre possível formatar o equipamento com meia dúzia de comando de teclas.

Ou seja, a aplicação é nova e não temos ideia como é que funcionará de forma concreta. Sabemos apenas que a Google publicou na Google Play Store. Como referido, a aplicação não está disponível no nosso país. Pelo menos para já.

Operadoras ganham mais segurança na venda a longo duração

Caso esta aplicação funcione e não seja eliminada se o terminal passar por hard reset, teremos um autêntico iCloud para o Android. Porém, um iCloud que é dominado pelas operadoras que venderam o smartphone.

Esta seria uma boa forma de incentivar as operadoras a fazer mais contratos para a aquisição de um novo smartphone. Uma coisa é certa, só ficará chateado quem não pagar as contas do telemóvel no final do mês.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vodafone, MEO e NOS sobem os preços do serviço de Internet + TV e baixam a velocidade da internet
  • OnePlus 8 Pro está com desconto brutal. Poupa mais de €200!
  • Google Chromecast e Google Home tornarão o sonho realidade com nova funcionalidade
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.