Google lança o Android 15. Conhece as novidades do novo sistema operativo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Google anunciou hoje a disponibilização da primeira versão Developer Preview do Android 15. Esta é a primeira versão de teste do novo sistema operativo da empresa, disponível para equipamentos Pixel.

Este lançamento marca o início do processo de lançamento do Android 15 para o mercado. Durante os próximos meses serão lançadas várias versões de teste do sistema operativo e a sua versão final só deverá chegar no verão.

Android 15

A Google afirma que o Android 15 irá focar-se em três pontos: privacidade / segurança, suportar criadores e programadores e maximizar o desempenho de aplicações. Estes serão os pilares que guiarão a empresa no desenvolvimento do seu novo sistema operativo. Em seguida, damos a conhecer as suas principais novidades.

Android 15 traz um reforço da privacidade dos utilizadores

Uma das novidades do Android 15 é o aumento dos Android AD Services para o nível 10. Para o utilizador, esta medida "melhora a privacidade do utilizador e permite experiências de publicidade personalizadas e eficazes para aplicações para dispositivos móveis".

Agora será possível partilhar apenas parte do ecrã

Outra das novidades incluídas no Android 15 será particularmente interessante para quem costuma partilhar o ecrã do smartphone com outros. A nova versão do sistema operativo implementa a possibilidade de partilha parcial do ecrã.

Isto significa que poderás selecionar uma parte específica do ecrã durante uma transmissão em tempo real. Algo que até agora não era possível, obrigando o utilizador a partilhar a totalidade do ecrã do seu smartphone com terceiros.

Health Connect com mais tipos de dados disponíveis

A plataforma Health Connect da Google sairá reforçada com o lançamento do Android 15. Com esta versão, a Google adicionará novos tipos de dados relacionados com fitness e nutrição.

Adicionalmente, serão adicionadas novas medidas de segurança para os dados em causa. Tudo para que estes estejam mais protegidos de malware e modificações de arquivos indesejadas.

Novos controlos para a câmara do smartphone

O Android 15 traz uma novidade que pretende melhorar a experiência fotográfica com pouca luz. Esta "dá aos programadores o controlo para aumentar o brilho da visualização da câmara".

Teremos ainda uma maior precisão no controlo do flash da câmara. Este novo recurso permitirá gerir a intensidade do flash no momento de captar uma fotografia.

Adicionado suporte UMD para aplicações MIDI

Olhando para os criadores de música, a Google implementa suporte UMD para aplicações virtuais MIDI. Isto possibilita uma maior funcionalidade de aplicações de composição e sintetizadores.

Maior eficiência energética em longos períodos de trabalho

A Google irá atualizar o Android Dynamic Performance Framework (ADPF) para melhorar o consumo energético do equipamento. Em smartphones compatíveis, esta novidade melhorará as "cargas de trabalho em segundo plano de longa duração".

O sistema irá ajustar as frequências do CPU e GPU para melhor acomodar as necessidades de processamento em cada momento. Serão ainda implementados limites térmicos para reduzir o fenómeno de estrangulamento térmico, ocorrido quando o smartphone reduz o desempenho para proteger os componentes contra o sobreaquecimento.

Como podes constatar, muitas das novidades anunciadas pela Google estarão longe da vista do utilizador. São mudanças sem grande impacto visual, mas que prometem melhorar a experiência de utilização do smartphone.

Quando será lançado o Android 15?

A partir de hoje, os utilizadores Pixel já podem descarregar a primeira Developer Preview do Android 15. Trata-se de uma versão de teste do sistema não aconselhada para utilização diária devido aos bugs que ainda se verificam.

Em março deverá ser disponibilizada a segunda versão Developer Preview e entre abril e julho serão lançadas várias versões beta do Android 15. Já a sua versão final e estável chegará em agosto ou setembro, conforme indica a Google.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.