O Google Chrome é o navegador de internet mais usado no mundo, por isso, é recorrente vermos relatos de extensões maliciosas para o mesmo. Desta feita, a falha de segurança está no próprio navegador.
Através da página dedicada às atualizações para o Chrome, a Google anunciou o lançamento de uma correção urgente. Classificada com uma pontuação de gravidade alta (8.3 / 10), a empresa apela a que todos os utilizadores atualizem já o seu navegador.
Bug no CSS do Chrome pode originar várias instabilidades
Como é costume, a Google não se alongou em pormenores sobre a falha em causa. Esta escassez de detalhes serve para proteger os utilizadores, pelo menos até que a maioria tenha instalada esta correção nos seus equipamentos.
Ainda assim, a Google esclarece que a falha CVE-2026-2441 remete para um problema na implementação de CSS no Chrome. Esta vulnerabilidade, que tem sido ativamente explorada, permite a execução de código arbitrário em ambiente isolado.
Algumas das consequências da exploração desta vulnerabilidade pode originar instabilidades no Chrome, problemas de renderização, corrupção de dados e outros comportamentos indevidos. Por isso, é uma atualização que não deves ignorar.
A correção para este problema conta com o número de versão 145.0.7632.75/76 para o Windows e macOS, respetivamente. Se usas Linux, então a versão a ter em conta é a 144.0.7559.75.
Como instalar esta correção de segurança
Se tiveres as atualizações do Chrome automáticas ativas, é provável que já tenhas esta versão do navegador instalada. Se não tiveres esta opção ativa, então terás de fazer uma verificação manual.
Para isso, deves seguir os seguintes passos:
- No canto superior direito, carregar nos três pontos verticais para abrir o menu de Definições
- Carregar em Ajuda
- Ir a Acerca do Google Chrome
Aberta a página, o Chrome irá verificar a existência de novas atualizações e descarregá-las automaticamente as que estejam disponíveis. No final do processo, será pedido para reiniciares o Chrome.
