Google lança aplicação que ajudará a manteres-te seguro em tempos de pandemia

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A pandemia da Coivid-19 é uma realidade com que teremos de conviver por algum tempo. Por isso, as entidades de saúde têm recomendado várias medidas de segurança para evitar a propagação da doença. Uma delas é o distanciamento de, pelo menos, dois metros entre pessoas.

Para os que possam ter mais dificuldades em calcular essa distância, eis que a Google lança uma aplicação perfeita para isso. Com o Sodar, bastará o teu smartphone para saberes se estás a cumprir a recomendação de dois metros de distanciamento.

Sodar usa Realidade Aumentada e o Chrome para funcionar

Esta é uma aplicação bastante simples e que poderá ser acedida através do Google Chrome. É importante frisar que ela só irá funcionar em smartphones Android e terás de usar a versão mais recente do Chrome.

A aplicação Sodar é baseada no browser, o que significa que não terás de descarregar nada. Basta ceder ao site oficial da app através do smartphone e carregar em launch.

Sodar utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada para colocar uma linha curva no ecrã do equipamento a dois metros de distância. Assim, facilmente saberás quando te encontras à distância mínima recomendada pelas autoridades de saúde para protegeres-te a ti e aos outros.

A ideia é boa, mas não sei até que ponto veremos pessoas na rua com o smartphone a medir a que distância estão umas das outras. Em todo o caso, para os mais inseguros, aqui está uma ferramenta fácil e sempre à mão para medir distâncias.

Como sei se o meu smartphone é compatível

Dada a necessidade do uso de Realidade Aumentada, é possível que a Sodar não funcione em todos os dispositivos. Se não tiveres a certeza se o teu é compatível, a Google disponibiliza uma lista de equipamentos compatíveis com a tecnologia.

Se o teu smartphone constar desta lista, então tens a garantia de que poderás usar esta simples aplicação sempre que quiseres. Caso o teu equipamento não esteja na lista, não perdes nada em aceder ao site e experimentar.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps simplifica e muito a forma de partilhar localizações
  • Google Chrome vai ter "tolerância zero" para sites que enganam os utilizadores!
  • Youtube para Android recebe funcionalidade que facilitará imenso a tua utilização
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.