
Os últimos dias não têm sido fáceis para a Google! Para além de ter emitido um aviso aos utilizadores do Gmail, a gigante tecnológica acaba de lançar uma atualização de segurança de emergência para quem tem um smartphone Pixel.
Desta vez, foi identificada uma falha de segurança que coloca em risco os dispositivos com Android 16, Neste caso, os modelos mais recentes da linha Google Pixel são os grandes afetados porque são os primeiros equipamentos que receberam este novo sistema operativo. Mas o que de tão grave tem esta situação que levou a própria Google a considerá-la como crítica?
Estamos perante uma vulnerabilidade que a Google diz ser capaz de permitir a execução remota de código nos dispositivos afetados. O mais preocupante? A empresa alerta que que não exige qualquer tipo de ação do utilizador.
O que significa esta falha de segurança?
Quer isto dizer que este tipo de phishing já está tão avançado que os criminosos já conseguem 'enganar' sem ser preciso que abras, por exemplo, qualquer link ou que instales alguma app.
"O CVE-2025-48530 pode levar à execução remota de código em combinação com outras falhas, sem necessidade de privilégios de execução”, alerta o Google no seu boletim oficial. “A interação do utilizador não é necessária para a exploração", explica a empresa.
Os dispositivos Google Pixel foram os primeiros a receber a correção, como de resto é habitual. A atualização deverá estar disponível ao longo dos próximos dias, dependendo do modelo.