A segunda versão do Android 12 para programadores (Developer Preview 2) já está disponível para os interessados. Trata-se da penúltima versão prévia (de testes) antes da disponibilização oficial da versão completa e estável a todas as fabricantes.
A nova versão está disponível através do canal Beta da Google, introduzindo mais novidades para a próxima grande versão do sistema operativo Android. Está também mais estável relativamente à primeira versão de testes, disponibilizada em ocasião prévia.
Há 8 smartphones compatíveis com a Developer Preview 2
- Google Pixel 5
- Google Pixel 4a (5G)
- Google Pixel 4a
- Google Pixel 4 XL
- Google Pixel 4
- Google Pixel 3a
- Google Pixel 3 XL
- Google Pixel 3
As versões de teste são um exclusivo dos smartphones da linha Pixel, lançados sob a tutela da própria Google. Para estes oito modelos, a nova imagem de sistema encontra-se disponível para download e instalação.
Alertamos, contudo, para o caráter instável desta versão, apesar de já estar mais "polida" que a versão anterior. Mesmo assim, a menos que sejam utilizadores avançados, ou programadores, recomendamos que esperem pela versão final e estável.
Há 5 boas novidades nesta versão do Android 12
1. Novo Modo de Uma Mão no Android 12. A Google reforça os mecanismos de acessibilidade e utilização do smartphone com uma mão, reduzindo os elementos da UI para que seja mais fácil e conveniente usar o telefone com uma mão. Acima vemos esse novo modo em funcionamento, com o utilizador a controlar o funcionamento desta opção.
2. Segurança reforçada para as notificações do ecrã de bloqueio. Os programadores podem configurar estas notificações apresentadas com o ecrã bloqueado para que só sejam apresentadas após a autenticação do utilizador. Isto impedirá, ou reduzirá o risco de o conteúdo destas notificações ser visto, ou exposto, inadvertidamente.
3. Melhorias para o modo PiP. Os programadores podem agora usar o Android 12 para fazer uma transição automática, nas suas aplicações, para o modo Picture in Picture. Até ao momento a criação desta janela flutuante era feita pelo utilizador e poderá futuramente ser definida também pelos programadores que podem controlar até o tamanho e elementos da imagem.
4. Compatibilidade com cantos arredondados. O sistema operativo Android 12 terá um design mais cuidado, com todos os elementos gráficos da interface a adotar cantos arredondados. Isto será visível em qualquer aplicação e respetivos elementos, com as novas API's a contemplarem a formatação e filosofia de design implementada pela Google.
5. API de controlo para dispositivos emparelhados. Para manter as aplicações a funcionar em dispositivos conectados, ou complementares, como é o caso dos relógios inteligentes (smartwatches) ou pulseiras inteligentes (smartbands), o novo Android 12 contempla API's que se ativam automaticamente quando dispositivos emparelhados se liguem ao telefone.
A nova versão de testes do Android 12 já está disponível. Aos interessados, pode ser instalada a partir do portal dedicado.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi: 3 smartphones Redmi em promoção na Amazon com envio para Portugal
- PlayStation oferece o Horizon Zero Dawn e 9 outros jogos para a PS4 e PS5
- iMac com processador M1 já está em testes. Lançamento pode estar para breve