Google já deixa apagar automaticamente o nosso histórico de localização

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Até agora a Google permitia que apagássemos os nossos dados de localização sempre que quiséssemos. Mas a partir de hoje, já o podemos fazer de forma automática.

Os teus dados serão eliminados a cada 3 ou 18 meses

Através da aplicação Google para Android e iOS já podemos definir tempos para realizar a eliminação dos dados de localização e pesquisas. Assim sendo, podemos eliminar esses dados a cada 3 ou 18 messes. Eis como o fazer:

  • Abre a aplicação Google no teu Android ou iOS
  • No fundo, carrega em "Mais"
  • Escolhe "Search activity"
  • Carrega em "Optar por eliminar automaticamente"
  • Agora basta escolheres 3 meses ou 18 meses

Feitos estes passos, a Google passará a eliminar, de forma automática, os dados que recolheu sobre ti. A cada um dos intervalos já descritos, a gigante das pesquisas irá eliminar todos os teus dados que ficaram para trás.

A Google garante ainda assim a continuidade das suas sugestões

Mantendo os dados mais recentes do que 3 ou 18 meses, a Google garante as melhores recomendações. Ou seja, a empresa continuará a ter uma ideia das tuas preferências e a apresentar-te resultados em concordância com as mesmas.

Caso o pretendas, deixarão de existir anos e anos de dados sobre ti só para receberes os melhores resultados na tua pesquisa. A privacidade dos utilizadores está cada vez mais em voga e esta nova medida vai de encontro a uma melhoria nesse campo.

Cada vez mais empresas como a Google e Facebook estão na linha de fogo nas questões de privacidade dos utilizadores. Estas são duas das plataformas mais usadas em todo o mundo, pelo que facilmente saberão muitos dos nossos hábitos.Por isso é que estas têm vindo a disponibilizar novas formas de controlarmos os dados que são recolhidos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.