Google já começou a testar as apps instantâneas no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma das mais interessantes novidades apresentadas na última Google I/O foi a chegada das aplicações instantâneas. O que esta nova funcionalidade trás ao utilizador é a possibilidade de este usufruir de um específico segmento de uma aplicação, sem que para tal seja necessário o download por completo dessa mesma aplicação.

Vê também: Lineage OS: Descarrega a ROM oficial para o Moto G4 e outros Android’s

Um exemplo mais prático disto é ao entrares no nosso site pelo browser do teu smartphone, automaticamente serás reencaminhado para a nossa aplicação para poderes visualizar o nosso conteúdo, porém, sem a necessidade de fazeres o download completo da mesma.

Por alturas da sua apresentação, a Google avançou com o final de 2016 para que as aplicações instantâneas estivessem em pleno funcionamento, algo que não se verificou. No entanto, a Google começou já a testar as apps instantâneas, num pequeno leque de ofertas para ver como as mesmas se portam no mundo real.

Nesta fase experimental temos as aplicações do BuzzFeed, Periscope, Wish e Viki disponíveis. Outro ponto interessante nisto é que não necessitarás de possuir a mais recente versão do Android para poderes experimentar esta funcionalidade. A sua compatibilidade recua até ao Android Jellybean.

Agora que a Google deu inicio ao processo de testes das apps instantâneas, acredito que a sua versão final não tarde em ser disponibilizada. Convém, no entanto, frisar que esta funcionalidade continuará ainda dependente dos criadores das aplicações incorporarem, ou não, o pedaço de código necessário para tal nas suas criações.

Talvez queiras ver:

Nokia confirma terminal com processador Qualcomm Snapdragon 835!

Huawei P10 poderá ser o mais caro de sempre da linha ‘P’

iPhone 8: Sonho de metal e vidro curvo neste “Concept”

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.