Google I/O 2018 dará ênfase à utilização responsável do Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Começa hoje a conferência Google I/O 2018 dedicada a todos os programadores / desenvolvedores de software. Agora, ficamos a saber que uma das tónicas será o reforço dos controlos parentais a partir do Android P.

A responsabilidade na utilização das novas tecnologias, dos nossos dispositivos móveis (smartphone e tablets), será uma das questões primordiais daGoogle I/O 2018. A conferência terá hoje início e contará com uma apresentação / keynote com a presença de Sundar Pichai, CEO da empresa.

Vê ainda: Xiaomi Mi MIX 2S recebe agora a nova edição Art Special Edition

Agora, tal como avança o WallStreetJournal, ficamos a saber que no decurso desta Google I/O 2018 teremos o anúncio de algumas funcionalidades para o Android P. Esta será a próxima versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, mais concretamente a 9ª que sucederá ao Android Facebook.

Android P trará um reforço para o Controlo Parental

Com efeito, arranca dentro de momentos a Google I/O 2018 na cidade de Mountain View, estado da Califórnia. Aí, a tecnológica apresentará novas opções de controlos parentais para que estes possam limitar o tempo que os seus filhos passam na internet. Em declarações ao WSJ, uma fonte próxima da Google terá revelado que a intenção passará por dar mais controlo aos pais. Mudanças e novidades que serão introduzidas com o Android P.

Preocupado com o tempo que passamos nos nossos dispositivos móveis. Sundar Pichai deverá referir-se ao tema durante esta Google I/O 2018. A responsabilidade como uma das palavras-chave, motivará a inclusão de novos controlos para que os pais possam definir um limite de acesso á internet, entre outras opções.

Google I/O 2018 colocará uma tónica na Responsabilidade Parental

Ao passo que a I/O 2017 foi dedicada à Inteligência Artificial (IA), este ano teremos uma nova tónica. Ciente do tempo em demasia que passamos ligados aos nossos dispositivos, a tecnológica norte-americana deverá apostar assim em novos controlos e opções.

A mudança de paradigma entrará em efeito com a disponibilização do Android P, em agosto. Até lá ficaremos certamente a conhecer várias das opções que chegarão aos nossos dispositivos móveis com uma futura atualização de sistema.

Alterações que reflectirão também a atitude e postura de desconfiança que o público tem vindo a demonstrar para com a tecnologia. Sobretudo numa altura em que o acesso à Internet é sinónimo de falta de privacidade. Aqui a Google encetará esforços para inverter esta percepção.

Privacidade e responsabilidade pautarão o Android P

Para além do tempo em demasia que passamos à frente dos ecrãs. Na Google I/O 2018 terá também atenção à partilha de desinformação na Internet. Veremos várias novidades a chegar ao serviço de notícias (News) da tecnológica, algo que já avançamos aqui recentemente na 4gnews.

Acima podemos ver um dos exemplos que deverão ser aplicados ao Android P. A partir daí os pais poderão limitar o tempo que o seu filho(s) passam à frente o ecrã. Mais ainda, poderão limitar o tempo passado em cada tarefa. Desde utilizar as Apps até assistir vídeos, teremos aqui um controlo rigoroso.

Algo que sem dúvida também subirá ao palco da Google I/O 2018 será a manipulação das tecnologia para a propagação de falsa informação. Algo que tem afetado particularmente o Facebook, não escapando também a Google às repercussões das fake news.

Note-se que até ao momento a Google tem estado mais silenciosa do que as suas rivais. Contudo, sabemos que está a implementar novas medidas para identificar e restringir a partilha de notícias falsas ou simples desinformação.

Controlo Parental no Android P em destaque na Google I/O 2018

Será nos controlos parentais onde a Google I/O 2018 brilhará. Pelo menos segundo as previsões dos analistas e fontes próximas da tecnológica norte-americana. Com efeito, com o Android P teremos um novo conjunto de ferramentas, o Family Link que permitirá controlar e limitar vários aspectos do Android P.

Na prática teremos novas ferramentas que permitirão definir exatamente quanto tempo é que o utilizador passará em cada função. Por exemplo, poderás impedir o acesso à internet ou a utilização de aplicações num horário à tua escolha.

Apple, Google e Facebook, cientes das suas responsabilidades

A Apple também deverá implementar novas funções no próximo iOS 12 que vão ao encontro destas preocupações. Algo que deverá ser anunciado na sua próxima conferência, a WWDC que terá lugar em junho. Esta é a opinião dos vários analistas de mercado.

Por último, nesta Google I/O 2018 teremos a revelação de novas funcionalidades do Android P. Devendo o seu nome permanecer um mistério até ao final do Verão. Sabemos que este Android P será finalmente disponibilizado em agosto de 2018.

O Android P trará um look ainda mais contemporâneo com cantos arredondados em praticamente todos os menus. Além disso teremos também um novo reforço da performance e autonomia. Informações avançadas também pela ArsTechnica.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e I/O 2018 – Gmail para iOS ganha novas funcionalidades

iPhone X Plus poderá ter o mesmo tamanho do iPhone 8 Plus

OnePlus 6 passa na GeekBench com resultados prometedores

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.