Google introduz novas regras para aplicações presentes na Play Store

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem vindo a apertar cada vez mais as regras para todas as aplicações disponíveis na Play Store. A ideia basilar da empresa é fazer com que os seus utilizadores tenham os seus dados e privacidade mais seguros.

Hoje a gigante tecnológica anuncia novas regras para as aplicações presentes na sua loja. De entre as novidades, devemos destacar uma maior restrição no uso da localização do smartphone e maior esclarecimento sobre apps que exijam subscrições.

Aplicações que querem usar a tua localização não terão vida fácil

Aquando do lançamento da primeira versão de testes do Android 11, a Google anunciou novas regras para o uso dos dados de localização. A partir de agora, qualquer aplicação que queira usar essas informações terão de ser aprovadas pela Google.

Basicamente, uma app que recolha dados constantemente em segundo plano serão barradas pela tecnológica. A ideia principal é que estas deixem de ter acesso a dados que poderão violar o direito à privacidade dos utilizadores.

Em contrapartida, aplicações como redes sociais que partilham a tua localização com amigos ou apps de serviços de emergência serão aprovadas. Nestes casos, a recolha destes dados poderá revelar-se importante para quem as usa.

Subscrições terão de ser mais explicitas

Outra das medidas hoje aplicadas está relacionada com apps que possuam serviços de subscrição. De agora em diante, essas informações terão de ser bem elucidativas para todos os utilizadores.

A Google quer que todos os programadores expliquem inequivocamente aquilo que o utilizador ganhará ao optar por uma subscrição. Informações como preços, frequências de pagamentos e regalias não poderão suscitar dúvidas.

Nas apps que ofereçam períodos de trial, todas as informações associadas terão de ser claras. Aqui englobam-se os períodos de teste, aquilo que oferecem, custos para continuar a usar app ou como a cancelar.

Em suma, a Google quer que os programadores sejam claros nas informações que passam na Play Store. Regras que terão de ser aplicadas por todos até dia 16 de junho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store recebe nova secção para crianças! Só Apps aprovadas por professores
  • Tens um Chromecast? A Google acaba de anunciar limitações ao serviço
  • Agora foi a vez da Altice! Operadora sofre ataque informático
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.