Google: Instalação dos seus serviços passa a requerer a devida certificação

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Android está presente numa extensa panóplia de smartphones por esse mundo fora. O facto de ser um sistema operativo de código aberto facilita bastante a sua propagação pelo mercado. Contudo, não é qualquer empresa que está habilitada a usar as aplicações e serviços desenvolvidos pela Google.

Para que tal seja permitido, as construtoras Android têm de passar numa série de testes levados a cabo pela Google. Esses testes são conhecidos como Compatability Definition Document (CDD) e Compatability Test Suite (CTS). Só depois de passar no crivo da empresa americana é que esses equipamentos podem utilizar os seus serviços.

Vê ainda: Apple iPhone X e X Plus poderão custar 899 e 999 dólares, respetivamente

Todavia, são várias as empresas que contornam este tipo de certificação. Essas acabam por optar pela instalação das suas próprias aplicações e serviços com propósitos semelhantes nos seus equipamentos. Vemos isso acontecer frequentemente em smartphones oriundos da China e que chegam até nós sem Play Store.

Nesses casos, os utilizadores têm de meter mãos à obra e instalar manualmente os serviços da Google. Não só para terem acesso à sua loja de aplicações, mas também para poderem usufruir dos seus serviços, tais como o Gmail, Youtube, Google Docs e mais.

Contudo, estas práticas parecem ter os dias contados. A Google estará a restringir o acesso às suas aplicações e serviços em equipamentos não certificados. São vários os relatos de utilizadores que têm sido informados de que o seu acesso aos serviços da empresa norte-americana foi cancelado.

Google quer limitar o acesso aos seus serviços e aplicações

Este fenómeno está a dar-se, precisamente, em smartphones que não foram devidamente certificados pela Google. Equipamentos que certamente chegaram às mãos desses utilizadores sem os serviços em causa instalados por defeito.

Caso te estejas a deparar com este problema no teu smartphone tens duas opções. Em primeiro lugar podes reclamar junto da tua marca para que te seja fornecido m equipamento devidamente certificado.

Em segundo lugar, e caso estejas a usar uma ROM customizada num equipamento devidamente certificado, terás de o certificar manualmente. Para tal, deves dirigir-te a este site e introduzir o teu Android ID. Esse ID pode ser encontrado em Definições - Acerca do telefone - Estado ou através da aplicação Device ID.

Assuntos relevantes na 4gnews:

HTC também tenciona trazer a “notch” do Apple iPhone X

Motorola: Já há previsões para a apresentação dos próximos smartphones

OPPO F7 já é oficial! Android Oreo, MediaTek Helio P60 e Inteligência Artificial

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.