Google acaba com mais uma app. Inbox by Gmail tem os dias contados...

Vitor Urbano
Google anuncia que Inbox by Gmail vai deixar de existir no início de 2019

A Google anunciou hoje que vai colocar encerrar mais uma das suas aplicações. Desta vez será o fim da aplicação Inbox by Gmail. Sinceramente, parece que esta decisão já chega um pouco tarde, especialmente depois das recentes atualizações implementadas no Gmail.

A empresa de Mountain View já ficou mais do que reconhecida por lançar "mil e uma" aplicações com a mesma funcionalidade. O Inbox foi apenas mais uma, que surgiu como uma grande inovação, apenas para "morrer" alguns anos mais tarde.

Vê ainda: Google Chrome: Grammarly passa a suportar o Google Docs

Em 2014, a Inbox foi introduzida pela empresa, sendo apenas acessível através de convite. Tendo sido apresentada como uma aplicação que iria revolucionar a forma como gerimos as nossas contas de email.

No entanto, não demorou muito tempo até que fosse claro que esta nova aplicação estaria a ser utilizada quase como uma plataforma de testes. Foram realmente introduzidas funcionalidades bastante inovadoras, como respostas inteligentes, "silenciar" emails e também definir notificações de alta prioridade.

Quatro anos depois, Google decide que a Inbox by Gmail já não é necessária...

Mas, como aconteceu já com outro tipo de aplicações, fomos vendo estas novas funcionalidades serem direcionadas para a original Gmail ao longo do tempo. Com isto, as duas aplicações foram-se tornando cada vez mais semelhantes. Como seria inevitável, a Inbox acabou por tornar-se irrelevante, especialmente após a mais recente atualização do Gmail.

Passados 4 anos, a Google revelou que todas as funcionalidades presentes na Inbox já foram transportadas para o Gmail, e por isso, deixou de fazer sentido continuar a dividir recursos entre as duas aplicações. Agora, de forma a testarem novas funcionalidades para o Gmail, colocou uma nova opção chamada "funcionalidades experimentais", que permitem aos utilizadores serem uma espécie de beta testers de novas ferramentas.

A certa altura, falou-se da possibilidade da aplicação Inbox vir a substituir definitivamente o Gmail, tendo sido até confirmada por um dos responsáveis pela aplicação. No entanto, parece que as coisas acabaram por não correr como esperado. E a Google viu como mais proveitoso manter a original aplicação como a sua "favorita".

Assim sendo, até ao final de março de 2019, a Inbox vai deixar de existir. Por isso, todos os utilizadores que tentarem aceder à aplicação após essa data, serão automaticamente reencaminhados para o Gmail.

Por fim, esta não será certamente a última vez que vemos a Google lançar múltiplas aplicações independentes para o mesmo fim. Apenas para vermos mais um processo de "canibalização" ao fim de alguns anos...

Editores 4gnews recomendam:

Google trouxe o Youtube Kids para Portugal. Sabe o que é!

Microsoft encoraja utilizadores a não usarem Google Chrome ou Firefox

Google Play Store: Um dos melhores launchers Android voltou!

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.