A Google anunciou hoje que vai colocar encerrar mais uma das suas aplicações. Desta vez será o fim da aplicação Inbox by Gmail. Sinceramente, parece que esta decisão já chega um pouco tarde, especialmente depois das recentes atualizações implementadas no Gmail.
A empresa de Mountain View já ficou mais do que reconhecida por lançar "mil e uma" aplicações com a mesma funcionalidade. O Inbox foi apenas mais uma, que surgiu como uma grande inovação, apenas para "morrer" alguns anos mais tarde.
Vê ainda: Google Chrome: Grammarly passa a suportar o Google Docs
Em 2014, a Inbox foi introduzida pela empresa, sendo apenas acessível através de convite. Tendo sido apresentada como uma aplicação que iria revolucionar a forma como gerimos as nossas contas de email.
No entanto, não demorou muito tempo até que fosse claro que esta nova aplicação estaria a ser utilizada quase como uma plataforma de testes. Foram realmente introduzidas funcionalidades bastante inovadoras, como respostas inteligentes, "silenciar" emails e também definir notificações de alta prioridade.
Quatro anos depois, Google decide que a Inbox by Gmail já não é necessária...
Mas, como aconteceu já com outro tipo de aplicações, fomos vendo estas novas funcionalidades serem direcionadas para a original Gmail ao longo do tempo. Com isto, as duas aplicações foram-se tornando cada vez mais semelhantes. Como seria inevitável, a Inbox acabou por tornar-se irrelevante, especialmente após a mais recente atualização do Gmail.
Passados 4 anos, a Google revelou que todas as funcionalidades presentes na Inbox já foram transportadas para o Gmail, e por isso, deixou de fazer sentido continuar a dividir recursos entre as duas aplicações. Agora, de forma a testarem novas funcionalidades para o Gmail, colocou uma nova opção chamada "funcionalidades experimentais", que permitem aos utilizadores serem uma espécie de beta testers de novas ferramentas.
A certa altura, falou-se da possibilidade da aplicação Inbox vir a substituir definitivamente o Gmail, tendo sido até confirmada por um dos responsáveis pela aplicação. No entanto, parece que as coisas acabaram por não correr como esperado. E a Google viu como mais proveitoso manter a original aplicação como a sua "favorita".
Assim sendo, até ao final de março de 2019, a Inbox vai deixar de existir. Por isso, todos os utilizadores que tentarem aceder à aplicação após essa data, serão automaticamente reencaminhados para o Gmail.
Por fim, esta não será certamente a última vez que vemos a Google lançar múltiplas aplicações independentes para o mesmo fim. Apenas para vermos mais um processo de "canibalização" ao fim de alguns anos...
Editores 4gnews recomendam:
Google trouxe o Youtube Kids para Portugal. Sabe o que é!
Microsoft encoraja utilizadores a não usarem Google Chrome ou Firefox
Google Play Store: Um dos melhores launchers Android voltou!
Via