Google Imagens removeu a opção de "Ver e descarregar Imagem"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Se até agora quando querias descarregar uma imagem a única coisa que precisavas de fazer era ir ao Google Imagens (seção) e clicar no respectivo botão...Hoje de manhã deparamo-nos com a sua notória ausência. É verdade, a seção " Imagens " removeu a opção de "Descarregar Imagem".

Esta alteração entrou hoje em vigor e resulta de um acordo entre a gigante norte-americana e a Getty Imagens. Chega assim ao fim uma grande disputa judicial entre ambas as empresas tal como nos conta o TechRadar e a Business Insider. Ora, o que é que isto significa para os utilizadores?

Vê ainda: d

Significa que a partir de agora será um pouco mais difícil para o utilizador comum descarregar toda e qualquer imagem. Continuarás a poder fazer capturas de ecrã / tela (print screen) e em vários navegadores basta um clique no botão direito do rato para encontrar a opção que procuras.

Na prática é mais uma solução de apaziguamento da Getty Images do que uma medida eficaz na prevenção do descarregamento de conteúdos alheios. Esta decisão que entrou hoje em vigor surge no seguimento de uma queixa da Getty Images à Comissão Europeia onde acusava a Google de práticas anti-concorrenciais.

Desapareceu o botão "Descarregar Imagem" no Google Imagens

A Getty Images, para os mais distraídos, é um grande banco de imagens. O seu negócio é literalmente a compra e venda de imagens. Ora, através da pesquisa deste tipo de conteúdos no Google, todo e qualquer utilizador, com um clique, poderia descarregar conteúdo protegido. Ainda que na maior parte dos casos este estivesse protegido com marcas de água isso não impedia o utilizador de o descarregar.

Agora, a tecnológica norte-americana afirma que já removeu algumas das funcionalidades do seu motor de pesquisa de imagens. Aqui está incluído o botão "Ver imagem" que permitia também o download ou descarregamento da mesma para o computador / dispositivo do utilizador.

Entretanto, em declarações à imprensa internacional, a Getty Images afirma que isto foi uma vitória, um marco importante. Todavia, os críticos e a manifestação popular não se fizeram esperar. É um enorme retrocesso. Este parece ser o entendimento geral acerca da remoção deste botão.

O menu de pesquisa de imagens está mais pobre...

De que se queixa a Getty Images?

A Getty Images é uma grande base de dados e galeria de imagens que compra e vende o trabalho de fotógrafos, ilustradores, designers e artistas. No seu portfólio de conteúdos tem também algumas publicações como jornais, entre outros.

Ver e descarregar imagem, o cerne da questão...

A sua queixa prendia-se com o facto de o motor de pesquisa, o Google Imagens tornar muito fácil para que todo e qualquer utilizador encontrasse o material da Getty Images. Algo que naturalmente afetaria o seu modelo de negócio.

Com ou sem marcas de água, todo e qualquer utilizador poderia simplesmente baixar o conteúdo, descarregar uma imagem ou descarregar o que bem lhe apetecesse. Ora, é normal que a empresa estivesse a sentir o seu negócio ameaçado, ou pelo menos a perder algum lucro.

Particularmente preocupante era o botão de Ver Imagem que permitia, de forma fácil, abrir e descarregar uma imagem. Desta forma, o browser permitia descarregar de forma fácil toda e qualquer imagem. Ora bem, percebemos facilmente as queixas desta empresa.

Apesar de muitas destas imagens estarem protegidas por marcas de água. Ou com baixa resolução, isto não impedia os utilizadores de mesmo assim ser descarregado sem restrições. Não que ainda não o possas fazer com uma simples captura de ecrã.

Qual a resposta da Google?

A gigante norte-americana decidiu firmar um acordo com a queixosa e desta forma removeu o botão "Ver imagem". Sem grande alarido ou aviso prévio, hoje de manhã deparamo-nos com esta notória ausência.

Mais uma vez, não deixa de ser fácil descarregar uma imagem. Poderás simplesmente aceder ao site onde está a imagem, clique com o botão direito e descarregar a imagem. Até mesmo no Google Imagens, nos resultados, um simples clique direito é quanto bastará para descarregar a imagem que queres.

Será uma péssima ideia mudar o Google Imagens?

A Google afirma que esta mudança no Google Imagens vai ajudar os utilizadores a chegarem aos sites úteis. Sem dúvida, vai levar muitos mais utilizadores ao site onde está a imagem para em seguida a poderem descarregar.

Desapareceu também a opção de "Pesquisar por Imagem", algo que ajudava os utilizadores a encontrem as versões em alta qualidade das imagens que tinham em mente. Mais uma vez, terão que aceder aos respetivos sites para fazerem exatamente o mesmo.

As mudanças visam alcançar um equilíbrio entre os utilizadores e as empresas de publicação de conteúdos. Tentando agradar a ambas as partes. Esta, pelo menos, é a posição oficial da Google. Decisão aplaudida pela contra-parte, a Getty Images.

E tu, já reparaste nas mudanças efetuadas ao serviço de pesquisa de imagens da Google? Qual a tua opinião sobre esta alteração? Deixa-nos a tua opinião em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

alaxy S9. Prepara-te para fechar os olhos…

Samsung Galaxy S9 vs Samsung Galaxy S8 – Vê as diferenças na câmara

Store poderá trazer o Pixel para Portugal já em 2018

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.