Google - O polémico manifesto contra a igualdade de género na Tecnologia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Manifesto contra a igualdade de género no local de trabalho e no mundo da Tecnologia. Estas últimas palavras por si só dariam aso a enorme contestação e discussão nas redes sociais, a nova arena de debate em pleno 2017. Acrescentando ainda o facto de este manifesto ter sido compilado por um engenheiro da Google e temos aqui os ingredientes para um artigo viral.

Vê ainda: site Motherboard - foi criticado nas redes sociais por funcionárias da multinacional. Afinal, do que é que se trata este manifesto, para além de um título chamativo?

O manifesto contra a igualdade de género na Google e na Tecnologia

Em causa está um memorando, um manifesto, um documento compilado por um engenheiro de software contra a política de diversidade e igualdade de género da Google.

O documento em si tornou-se viral tendo já sido partilhado milhares de vezes e poderão consulta-lo, na íntegra, tanto na fonte como na via deste artigo 4gnews.

Note-se, este memorando reflete a opinião pessoal de James Damore, o engenheiro em questão. Intitulado de “Google’s Ideological Echo Chamber,” o manifesto é notoriamente controverso por afirmar, entre outras coisas que as mulheres tem pouca representação na Tecnologia (BBC responsável, engenheiro James Damore, foi despedido.

Manifesto tenta justificar a não igualdade de género na Google e no mundo da Tecnologia

Este memorando chega numa altura em que a gigante tecnológica está a braços com uma batalha contra a desigualdade de género.

Aliás, a própria Google está a ser investigada, como governo norte-americano pelas alegadas disparidades salariais praticadas. Assunto que também temos acompanhado e que não é propriamente boa publicidade para esta gigante da Tecnologia.

O caso teve início em Abril quando deu entrada num tribunal de primeira instância em São Francisco, no estado da Califórnia. Isto aconteceu poucos meses depois de as acusações virem a público em janeiro e que terão motivado as investigações por parte do Departamento de Trabalho dos EUA.

De acordo com os representantes deste departamento do trabalho, as disparidades salariais remontam a 2015 e carecem de uma contextualização e fundamentação que terá suscitado o pedido de informações e histórico salarial.

Google tem tentado aplicar a igualdade de género

Só assim seria possível observar e compreender a existência, ou não, das ditas diferenças no pagamento ao fim do mês.

Na altura, a agência também alegou que necessitaria de informações pessoais sobre os funcionários para poder levar a cabo uma ronda de entrevistas confidenciais. O caso ainda está a ser investigado.

Note-se ainda que o autor do memorando socorreu-se de várias publicações na YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Trata-se de um tema que ainda dará muito que falar, estaremos atentos a novos desenvolvimentos.

Outros temas relevantes:

Top 5 – As melhores séries que já vi até aos dias de hoje

Samsung – Estas são as primeiras fotos reais do Samsung Galaxy Note 8

Motorola Moto X4 – Será a nova dual-câmara assim tão boa?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.