comscore comscore
Home Android

Google ignora aplicações que enganam descaradamente os utilizadores

Os problemas da Google Play Store já não é novidade. Com uma oferta de milhões de aplicações, são constantes as descobertas de aplicações que colocam em risco os utilizadores. No entanto, existe ainda um problema que a Google insiste em ignorar.

Recentes informações realçam a presença de inúmeras aplicações de ‘navegação GPS’ que violam de forma flagrante várias regras da Google. Estas aplicações apresentam-se como sistemas de navegação GPS completos, quando na verdade, não passam de ‘clones’ do Google Maps.

Google Play Store Google Maps

De forma bastante resumida, a grande maioria destas aplicações, limita-se a ‘pedir emprestada’ a API do Google Maps, de forma a conseguirem apresentar-se como uma aplicação de navegação. Ainda que não tenha sido confirmado, o mais provável é que o façam sem sequer terem o consentimento da empresa de Mountain View.

Aplicações de navegação falsas ganham milhões e a Google ‘fecha os olhos’

Ainda que estas aplicações não coloquem (aparentemente) os utilizadores em risco, podem na mesma ser catalogadas como burlas. Isto porque, prometem algo que realmente acabam por não oferecer.

O mais grave é que Lukas Stefanko, o investigador da ESET que se deparou com estas aplicações, encontrou todas elas na lista do restrito grupo de Apps com mais de 1 milhão de instalações.

Resumidamente, o grande objetivo destas aplicações é gerar receitas de forma simples e rápida através de publicidades in-app. Considerando o seu número de instalações, diria que o plano está a resultar às mil maravilhas.

É impossível perceber a posição tomada pela Google…

Com tantas polémicas em torno da qualidade das Apps presentes na Google Play Store, ou falta dela, a posição tomada pela Google é simplesmente inexplicável. Estas aplicações conseguem violar muitas das regras da loja de aplicações, assim como as próprias regras do Google Maps.

Google Play Store Google Maps Fakes

Por outro lado, a política de utilização do Google Maps não poderia ser mais clara no que respeita a este tipo de situações. As suas regras afirmam que developers estão estritamente proibidos de criar  produtos que apresentem funcionalidades semelhantes. Ainda que Stefanko se tenha dado ao trabalho de reportar todas estas aplicações há mais de um mês, a Google nada fez.

Se tens alguma destas aplicações, desinstala-as já do teu telemóvel!

Por fim, não surgiu nenhuma indicação de que estas aplicações possam ser de alguma forma perigosas para os utilizadores. No entanto, são aplicações enganosas que nada mais ofereçam em comparação com o Google Maps. Com o intuito de apenas ‘extorquir’ dinheiro através de indesejadas publicidades.

  1. GPS Maps, Route Finder – Navigation, Directions
  2. GPS, Maps & Navigation
  3. GPS Route Finder – GPS, Maps, Navigation & Traffic
  4. GPS, Maps, Navigations – Area Calculator
  5. GPS , Maps, Navigations & Directions
  6. Maps GPS Navigation Route Directions Location Live
  7. Live Earth Map 2019 – Satellite View, Street View
  8. Live Earth Map & Satellite View, GPS Tracking
  9. Traffic Updates: GPS & Navigation
  10. Free-GPS, Maps, Navigation, Directions and Traffic
  11. Voice GPS Driving Directions, Gps Navigation, Maps
  12. GPS Live Street Map and Travel Navigation
  13. GPS Street View, Navigation & Direction Maps
  14. GPS Satellite Maps
  15. Free GPS, Maps, Navigation & Directions
  16. Maps & GPS Navigation: Find your route easily!
  17. Voice GPS Navigation Maps Driving
  18. GPS Navigation & Tracker
  19. GPS Voice Navigation Maps, Speedometer & Compass

Se procuras uma aplicação de navegação para o teu smartphone Android, instala o Google Maps ou o Waze. Não continues a dar dinheiro a estes charlatões…

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 7 jogos Grátis o teu telemóvel que todos adoram!

Google Maps recebe mais uma popular característica do Waze!

Pesquisa Google está estragada? É o novo Artigo 11 em ação! ​

Nascido em Sintra e a viver em Londres, amante do mundo Android desde o velhinho Galaxy S1 e apaixonado por tudo o que tecnologia envolve. No tempo livre o mais importante é sem dúvida família, música, natureza e... Xbox!