Google I/O 2021: como ver e o que esperar deste evento dedicado ao Android

Rui Bacelar
Comentar

A Google I/O está de regresso. O maior evento da gigante norte-americana versará sobre o sistema operativo Android, os desenvolvimentos dos seus algoritmos de inteligência artificial e, muito provavelmente, a apresentação de novo hardware.

O certame será pautado por uma série de palestras e apresentações ao longo dos próximos dias, celebrando-se entre o dia 18 ao dia 20 de maio de 2021. A apresentação inaugural (keynote) trará o CEO, Sundar Pichai, ao palco a partir das 18:00h de Lisboa.

A Google I/O 2021 arranca hoje e termina dia 20

You’re invited! Don’t miss our latest updates at this year’s #GoogleIO. We’re kicking things off May 18, 10am Pacific → https://t.co/wBH2qvmwmY. No RSVP needed 😉 pic.twitter.com/VtNZIEKpwW

— Google (@Google) 11 de maio de 2021

Em primeiro lugar contamos com mais detalhes sobre a primeira versão beta pública do Android 12, o próximo passo após as versões para programadores ou compilações Developer Preview. O hype em torno da próxima versão é notório!

Podemos contar com algumas informações sobre o Android 12, uma explicação das suas principais melhorias face ao atual Android 11 e a concretização, para os utilizadores, daquilo que razoavelmente poderão esperar deste sistema operativo.

Entre as melhorias e diferenças apontadas até ao momento indicamos sérias mudanças no design do sistema. O grafismo deverá adotar um novo look mais arredondado e bold, presente na interface, widgets e demais elementos do sistema.

Pode ser apresentado novo hardware e produtos Pixel

An I/O Adventure awaits you! 🔥🧙‍♀️🐉Explore product demos, collect virtual swag, and MUCH MORE at #GoogleIORegister to join us → https://t.co/w0d67HRDji pic.twitter.com/pK2OGOLUm2

— Google Developers 🔜 at #GoogleIO (@googledevs) 17 de maio de 2021

Ainda que tradicionalmente o âmago do evento seja dedicado ao software não excluímos a apresentação de novos produtos físicos - hardware. Aliás, nas últimas edições temos visto vários produtos como altifalantes inteligentes a serem apresentados pela Google.

Esperamos que em 2021 se mantenha a tendência, com novas soluções de áudio, comunicação e altifalantes inteligentes a serem revelados pela tecnológica norte-americana. Por outro lado, não temos visto fugas de informação credíveis nesse sentido.

Entre os possíveis produtos apontamos os Pixel Buds A, auriculares Bluetooth true wireless de próxima geração.

Teremos novidades para os serviços Google como o Stadia

#GoogleIO starts next week! Get ready for the fully virtual (and free!) conference with our handy guide to all things design. Find the talks, announcements, AMAs, and meetups you won’t want to miss. 🎥 → https://t.co/brVKAiRayw pic.twitter.com/3rz4TPPCVy

— Google Design (@GoogleDesign) 14 de maio de 2021

A aposta pode, assim, ser mais concentrada nos serviços Google. Sobretudo para a plataforma Google Stadia dedicada ao streaming de jogos. De igual modo, podemos ter melhorias e novidades para o YouTube, Mapas, Chrome e Android TV.

É igualmente provável o anúncio de novidades para o serviço Meets tendo em conta as circunstâncias que vivemos. A este soma-se uma grande probabilidade de vermos novos desenvolvimentos para a Assistente Google, entre outros serviços da empresa.

O evento começa hoje (18) às 18:00h de Lisboa

A Google I/O 2021 arranca com um novo formato, totalmente digital, de 18 a 20 de maio. Durante estes dias, a Google vai realizar a sua conferência anual para programadores.

Para todos os interessados que pretendam acompanhar alguma sessão ou sessões específicas, eis os passos:

Como se inscrever no Google I/O 2021:

  • Aceda ao site do Google I/O 2021 - acesso livre à plataforma
  • Fazer o login com uma conta da Google ou um endereço do Gmail.
  • Responder às perguntas do formulário e envie a sua inscrição. Se o envio for concluído, receberão um e-mail de confirmação.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.