Google Home mini lidera as vendas mas quem mais lucra é a Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O mercado dos altifalantes inteligentes é talvez um dos mais recentes em todo o mundo da tecnologia. Todavia, a ascensão em popularidade destes gadgets tem sido notória e agora, graças a este relatório da Business Wire, temos um novo líder. É verdade, o Google Home mini é o altifalante mais popular mas a Apple não se fica muito atrás...

Em primeiro lugar, depois de termos visto os números referentes ao segundo trimestre de 2018, a Business Wire traz-nos agora um novo relatório. Com o intuito de acompanhar e registar os altos e baixos deste novo mercado, esta agência de análise de mercado traz-nos agora mis informações.

Vê ainda: Como melhorar o desempenho do teu telemóvel Android em 5 minutos

Em segundo lugar, ao passo que segundo o relatório anterior era a Amazon que dominava este mercado, agora o Google Home mini detém esse título. Temos também vários outros nomes importantes como a Alibaba e até mesmo a Apple.

Note-se que ao passo que a agência Strategy Analytics pauta as suas análises pelos trimestres do ano, a Business Wire traz-nos um novo prisma. Nesse sentido podemos agora ver quais foram os altifalantes mais vendidos, os best-sellers durante o 2º trimestre do ano.

Google Home mini é o altifalante inteligente mais cobiçado!

Por conseguinte temos aqui o Google Home mini a superar até mesmo o Echo Dot da Amazon. Por outras palavras, entre abril e junho de 2018 o Google Home mini seria o produto mais adquirido. Curiosamente foi também durante este período que acabei por compra uma unidade - configurada atualmente em inglês para dela tirar o máximo proveito. Ainda assim, para Portugal estes altifalantes inteligentes são sobretudo uma curiosidade e pouco mais...

Olhando para os dados fornecidos pela Business Wire, em três meses foram vendidos 11.7 milhões de equipamentos. Por outras palavras, no período compreendido entre abril até ao final de junho de 2018 foram vendidas estas unidades - 11.7 milhões.

Deste valor, 2.3 milhões foram os Google Home mini, os mais económicos que a tecnológica norte-americana fornece neste momento. Ora, por conseguinte percebemos o seu grande apelo para o consumidor.

Então, e a Apple com o seu HomePod?

Em segundo lugar temos o rival da Amazon, o Echo Dot, o modelo mais económico que vendeu 2.2 milhões de unidades. Já em terceiro lugar temos a sua versão maior, mais cara mas também mais poderosa a nível sonoro.

Ausente da lista dos 5 altifalantes mais vendidos está o HomePod da Apple, um dos mais caros neste novo mercado. Algo que nos mostra a fraca procura pela solução da Apple, equipada com a sua assistente virtual, a Siri.

Ainda assim, o HomePod da Apple registou 6% de quota de mercado, tendo conseguido crescer neste segmento de mercado. Todavia, o HomePod é o altifalante que mais proveitos trouxe à respectiva empresa, algo que não levanta surpresas tendo em conta o seu preço.

Em suma, a Apple foi a empresa que mais lucrou com o seu altifalante inteligente (16%). Isto apesar de estar longe de liderar no volume de vendas.

Editores 4gnews recomendam:

CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!

5 dicas para poupares espaço no teu telemóvel Android

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.