Gmail - Correio da Google mudará de aspecto na sua versão Web

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Durante os últimos meses temos assistido a um redobrado esforço por parte da Google em atualizar as poucas plataformas populares que ainda não tinham recebido o novo look Material Design. Esta é a filosofia de desenho criada em 2014 com o Android Lollipop e cujas influências chegam agora ao popular serviço de correio eletrónico, o Gmail na sua versão Web.

Vê ainda: AndroidPolice, o Gmail será o próximo serviço a ter uma cara lavada e novas funcionalidades.

O Gmail vai mudar, e agora?

Ao que tudo indica, a próxima plataforma a receber esta atualização de inspiração Material Designserá mesmo o Gmail, uma das ferramentas mais populares da tecnológica Google. Serviço este que usamos diariamente para enviar, receber e trocar emails e cuja versão Web (versão para computadores - acesso via browser) será atualizada muito em breve.

A grande atualização para o serviço Gmail, provavelmente uma das plataformas Google mais utilizadas pelos consumidores de todo o mundo, ainda não tinha abraçado esta filosofia de design na sua versão Web, algo que estará para mudar. Mudanças que vão além do aspecto.

Material Design da Google será aplicado à versão Web do Gmail

Tal como podem observar na imagem acima, temos aqui um pequeno sneak peak, um pequeno vislumbre da sua próxima interface, da sua próxima cara.

Mais clara, mais leve, mais simples. Branca para que cada email possa ser facilmente identificável e para que toda a atenção possa recair sobre os conteúdos e não sobre a estrutura do Gmail.

A nova "Inbox" ou Caixa de Entrada terá uma para lateral com ícones de maior tamanho, para além das superfícies planas que caracterização a paisagem neste novo Gmail.

Contudo, as novidades vão bastante além de uma simples mudança cosmética para este serviço e, tal como indica este artigo da 9to5Google, as respostas inteligentes e o preenchimento automático de algumas palavras / frases, ficará disponível para versão Web, tal como já podemos encontrar esta função na sua versão para dispositivos móveis Android.

Mais ainda, terás a possibilidade de adiar o envio de um certo email. Isto é, poderás calendarizar / agendar o envio de um determinado email. Em suma, poderás escolher as horas a que X conteúdo é enviado.

Gmail terá novas funções e uma "cara lavada"

Terás ainda o agrupamento de emails semelhantes para que a tua caixa de entrada fique mais organizada, função que já está disponível na versão Android há alguns anos.

De momento desconhecemos por completo a data prevista de chegada destas novidades para o Gmail mas será de esperar que a Google implemente estas mudanças nos próximos dias ou semanas. Está na hora do Gmail receber um novo aspecto, mais limpo e organizado para a sua versão Web.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

E tu, com que frequência utilizas o Gmail da Google? Deixa-nos a tua resposta abaixo, nos comentários!

Outros assuntos relevantes:

Mais um “Mix” no mercado: Ulefone Mix é anunciado oficialmente

OnePlus 5 – Android Oreo está prestes a chegar!

Satya Nadella admite ter sido contra a compra da Nokia pela Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.