Google Gmail bloqueia 100 milhões de emails de SPAM por dia! Como?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google revelou que o Google Gmail tem agora a capacidade de bloquear mais de 100 milhões de emails com Spam por dia. A notícia chegou com a empresa a revelar a sua nova tecnologia de "Machine Learning" com o nome de "TensorFlow".

De acordo com as informações, o "TensorFlow" é a tecnologia mais sofisticada do momento para detectar Spam. A tecnologia foi criada nos laboratórios da Google e consegue perceber de uma forma mais concreta quais são os emails que contam com Spam ou não.

Para além do texto, o "TensorFlow" consegue agora identificar imagens. Ou seja, os malfeitores verificaram que se mandassem o Spam em texto o email era bloqueado, assim sendo, decidiram criar emails de spam em imagem. Algo que resultou durante uns tempos.

Google Gmail elimina 99,9% de Spam da tua caixa de email

O novo "TensorFlow" consegue cruzar sinais com milhões de exemplos e bloquear aqueles que considera Spam. Depois disso, classifica-os na tua caixa de correio na seção indicada para tal.

Spam para uns, informação para outros!

Porém, a tecnologia não se fica por aqui. A tecnologia consegue identificar que tipo de utilidade dás aos teus emails. Ou seja, imagina que tens determinadas newsletters que te mandam uma carrada de emails por dia. Para muitos isso é classificado Spam (tal como já foi para a Google), porém, a nova tecnologia consegue perceber que dás valor àquele conteúdo e não o classifica como tal.

"A tecnologia também nos ajuda a personalizar as nossas proteções contra spam para cada utilizador - o que uma pessoa considera como spam que outra pessoa pode considerar uma mensagem importante (pense em assinaturas de newsletters informativos ou em notificações de e-mail regulares de uma aplicação)" - refere a publicação oficial da Google.

A publicação oficial aponta ainda que o Google Gmail está mais capaz que nunca para te prevenir de Spam e phishing "Em conjunto com as outras proteções, ajudam a impedir que mais de 99,9% dos spams, phishing e malwares cheguem às caixas de entrada do Google Gmail".

Em suma, a verdade é que o Gmail consegue fazer milagres. Aliás, a deteção de Spam foi uma das razões pela qual há uns anos troquei do Outlook para o Gmail. Sinceramente não me arrependo. Ainda hoje o meu email outlook recebe spam até dizer chega.

Editores 4gnews recomendam:

Play Store: Nova versão APK está aqui pronta para instalação

Qualcomm Snapdragon 712: O novo processador a ter em consideração

Chrome prepara-se para te surpreender com a rapidez

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.