Google Gmail bloqueia 100 milhões de emails de SPAM por dia! Como?

Filipe Alves

A Google revelou que o Google Gmail tem agora a capacidade de bloquear mais de 100 milhões de emails com Spam por dia. A notícia chegou com a empresa a revelar a sua nova tecnologia de "Machine Learning" com o nome de "TensorFlow".

De acordo com as informações, o "TensorFlow" é a tecnologia mais sofisticada do momento para detectar Spam. A tecnologia foi criada nos laboratórios da Google e consegue perceber de uma forma mais concreta quais são os emails que contam com Spam ou não.

Google Gmail bloqueia 100 milhões de emails de SPAM por dia! Como?

Para além do texto, o "TensorFlow" consegue agora identificar imagens. Ou seja, os malfeitores verificaram que se mandassem o Spam em texto o email era bloqueado, assim sendo, decidiram criar emails de spam em imagem. Algo que resultou durante uns tempos.

Google Gmail elimina 99,9% de Spam da tua caixa de email

O novo "TensorFlow" consegue cruzar sinais com milhões de exemplos e bloquear aqueles que considera Spam. Depois disso, classifica-os na tua caixa de correio na seção indicada para tal.

Spam para uns, informação para outros!

Porém, a tecnologia não se fica por aqui. A tecnologia consegue identificar que tipo de utilidade dás aos teus emails. Ou seja, imagina que tens determinadas newsletters que te mandam uma carrada de emails por dia. Para muitos isso é classificado Spam (tal como já foi para a Google), porém, a nova tecnologia consegue perceber que dás valor àquele conteúdo e não o classifica como tal.

tensorflow_gmail.gif

"A tecnologia também nos ajuda a personalizar as nossas proteções contra spam para cada utilizador - o que uma pessoa considera como spam que outra pessoa pode considerar uma mensagem importante (pense em assinaturas de newsletters informativos ou em notificações de e-mail regulares de uma aplicação)" - refere a publicação oficial da Google.

A publicação oficial aponta ainda que o Google Gmail está mais capaz que nunca para te prevenir de Spam e phishing "Em conjunto com as outras proteções, ajudam a impedir que mais de 99,9% dos spams, phishing e malwares cheguem às caixas de entrada do Google Gmail".

Em suma, a verdade é que o Gmail consegue fazer milagres. Aliás, a deteção de Spam foi uma das razões pela qual há uns anos troquei do Outlook para o Gmail. Sinceramente não me arrependo. Ainda hoje o meu email outlook recebe spam até dizer chega.

Editores 4gnews recomendam:

Play Store: Nova versão APK está aqui pronta para instalação

Qualcomm Snapdragon 712: O novo processador a ter em consideração

Chrome prepara-se para te surpreender com a rapidez

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.