Google Gmail - 90% dos utilizadores não têm o email com segurança extra

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Gmail é provavelmente um dos serviços de correio eletrónico mais utilizado em todo o mundo. Para além de todos os utilizadores que já tinham emails Gmail, agora todos os Android obrigam também a ter uma conta no email da Google.

Pessoalmente, tenho de admitir que é certamente um dos melhores emails disponíveis. A gestão de spam é quase perfeita e o User Interface no computador ou no smartphone é simples e eficaz.

Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air

O gmail adotou já algum tempo uma nova característica nos seus emails que permite ao utilizador certificar-se que o seu email está seguro e não será facilmente hackeado. Falo mais concretamente do 2FA (Second Factor Authentication) - "Certificação em dois passos".

Ao te ligares ao Google Gmail num computador ou smartphone que não o teu, é te pedido que confirmes num outro dispositivo que realmente és tu a tentar aceder.

Google Gmail 2FA é uma das formas de manteres o teu email seguro!

Podes mandar o pedido para um outro smartphone que tenha o gmail ativo ou até para o teu número de telefone. Se for enviado uma mensagem para o número de telefone receberás um código e só aí conseguirás entrar.

Numa entrevista ao The Register foi perguntado ao engenheiro de software da Google, Grzegorz Milk, porque é que a empresa não obrigava a todos os utilizadores a ter este 2FA. Grzegorz respondeu que não seria fácil obrigar os utilizadores a utilizar o 2FA e essa obrigação poderia levar a um abandono da plataforma.

Segue estas indicações para ativar o 2FA no gmail:

  • Abre o gmail e faz login
  • Clica na tua imagem de perfil no canto superior direito
  • Clica em "A minha conta"
  • Verificação de segurança
  • Ativar o 2FA

Às vezes é chato ter de seguir outras instruções para a ativação do serviço, contudo, torna hackear o teu email ou serviço muito mais complicado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android One. Xiaomi Mi A2 / Mi 6X trará o novo processador Surge S2

Amazon Go – Loja de conveniência do futuro abriu esta segunda-feira

O regresso às quedas: Bitcoin e criptomoedas voltaram a cair

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.