Google Gmail: Como desativar as permissões de leitura dos teus emails

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda há pouco escrevemos um artigo que trazia informações preocupantes. O teu email do Google Gmail pode estar a ser lido por desenvolvedores enquanto estás a ler este artigo.

Embora o problema não seja tão grave quanto o Facebook e Cambridge Analytica, muitos utilizadores não entenderam que acabaram por dar o direito aos desenvolvedores de ler os seus emails.

Vê ainda: Concorrente da Microsoft ao iPad está para breve com preço apelativo

A Google referiu publicamente que todos os desenvolvedores que solicitam tais informações passam por múltiplas reviews que assegura que o seu trabalho é legitimo, contudo, duvido que gostes de saber que alguém está a ler o teu email.

Isto pode ter surgido porque quando instalaste alguma aplicação ou add-on solicitou acesso à tua conta Google. Antes de aceitares os termos mostra-te se permites o acesso a determinadas informações.

Segue os passos nas definições do Google Gmail para desativar as permissões de leitura aos desenvolvedores

Em certas ocasiões necessitam apenas do teu contacto de email, outras alturas pedem acesso aos teus contactos e em raros casos, o acesso aos teus emails. Todos os teus emails.

A privacidade é cada vez mais importante, assim sendo, segue estes passos para teres a certeza que desativas todas as aplicações que utilizam esse teu acesso ao emails.

Clica e entra neste link. Estás agora nas definições da tua conta Google. Poderás gerir permissões para aplicações que utilizam a Google Play Games, por exemplo, ou até acesso ao teu gmail. Aqui verás todas as aplicações que solicitam as informações e que informações solicitam.

Porém, para veres isso tudo terás de seguir para a definição "Aplicações com acesso à conta".

Tens as aplicações logo no primeiro quadrado. Clica em "Gerir Aplicações" e retira o acesso a "ler os teus emails".

Como podes ver eu tenho a aplicação "BlackBerry" com acesso aos meus emails. Como já não estou a utilizar o BlackBerry como terminal diário clico em "remover acesso" e está feito.

Faz isso em todas as aplicações que necessitam de "ler e analisar" o teu email. E poderás ficar descansado. Este é um problema grave que a Google devia tomar uma posição um pouco mais firme.

Assuntos relevantes na 4gnews:

‘App Actions’: A funcionalidade do Android P que merece destaque

Samsung Galaxy Note 9: Todas as tonalidades do próximo smartphone

Android. Vivo apresenta o seu novo smartphone Vivo Z10

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.