Google Gemini Live: uma nova forma de IA generativa nos smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A partir de hoje, o novo Gemini Live está disponível para os subscritores do plano Advanced e traz consigo uma nova forma de Inteligência Artificial aos smartphones. Explicamos-te todos os pormenores de seguida.

Gemini Live conversa contigo e ajuda-te numa mão cheia de tarefas

Gemini IA made by Google

Comecemos por explicar o que é o Gemini Live e como é que te pode ajudar numa variedade de tarefas. Diz a Google que esta “é uma experiência conversacional móvel que permite ter conversas fluidas com o Gemini”.

A gigante de pesquisa, em comunicado de imprensa, até dá um exemplo: “um brainstorming com a plataforma de IA generativa para procurar potenciais empregos adequados às competências do utilizador”.

Diz a Google que basta ir falando com a IA generativa e que esta até pode ser interrompida com pedidos sobre aprofundar melhor um tópico específico.

Mais: as conversas com o Gemini podem ser feitas em modo mãos-livres e até mesmo quando o terminal está bloqueado.

A empresa avança que para já o Gemini Advanced está disponível apenas em inglês e para terminais Android, mas que nas próximas semanas além de ganhar um suporte para o universo iOS, vai também ser disponibilizado em mais idiomas.

Melhor: para tornar as conversas o mais naturais possíveis, o Gemini Advanced conta com 10 novas vozes à escolha do utilizador.

Integração com outras ferramentas Google

A Google garante que, nas próximas semanas, o Gemini Advanced vai integrar-se na perfeição com outras ferramentas da marca, como o Keeps, Tasks, Utilities e até YouTube Music.

O funcionamento parece ser bastante simples e nem precisa que o utilizador ande a saltar de aplicação em aplicação.

O exemplo dado não podia ser melhor. Por exemplo, queres organizar um jantar com os teus amigos em casa. Pede ao Gemini Advanced que procure no teu Gmail receitas enviadas pela tua mãe. Depois solicita que seja feita uma lista de compras na app Keeps e por fim, pede ao YouTube Music fazer uma playlist.

Em breve, será também disponibilizada uma extensão para a aplicação calendário que vai permitir tirar uma foto de um determinado evento e perguntar ao Gemini se a agenda está disponível para esse dia e até criar um lembrete para comprar os bilhetes para a ocasião.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt