Google Gboard vai remover uma das suas melhores características

Filipe Alves
1 comentário

A aplicação Google Gboard é um dos teclados mais utilizados para smartphone. Disponível para Android e iOS a aplicação ganhou fama por nos trazer funcionalidades únicas e uma interação superior aos concorrentes.

Contudo, uma das suas melhores funcionalidades parece que está a ser retirada. Falamos obviamente da possibilidade de fazer pesquisas Google diretamente no teclado.

Google Gboard retira possibilidade de pesquisa Google

Google Gboard

Há uns tempos a Google retirou o botão de pesquisa do mostrador inicial do teclado escondendo-a dentro dos "três pontos (...)" que podemos ver no canto superior do teclado.

Agora, alguns utilizadores beta do Google Gboard aperceberam-se que mesmo dentro desse submenu a possibilidade da pesquisa desapareceu. Ou seja, é muito possível que a funcionalidade venha a desaparecer totalmente para todos os utilizadores.

Google Gboard
Antes e depois

Esta funcionalidade dava para os utilizadores elaborarem pesquisas Google diretamente na aplicação que estavam a interagir sem ter a necessidade de sair da App e entrar no browser para efetuar a sua pesquisa.

Google Gboard continua a ser um dos melhores teclados para smartphone

Ainda assim, mesmo sem uma das minhas funcionalidades preferidas, o Google Gboard continua a ser o meu teclado de eleição. A aplicação é leve, funciona bem e o swipe é um dos melhores que já vi. Fico apenas triste que uma das funcionalidades que mais gostava o Google Gboard se vá embora. Ou pelo menos assim parece.

Vale a pena frisar que esta mudança aconteceu apenas na versão Beta e desses utilizadores Beta só alguns é que estão a ver a pesquisa a desaparecer. Isto é, é também possível que tenham apenas sido feitos alguns testes e a pesquisa tivesse de ser retirada por momentos.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.