Google Gboard prepara muitas novidades para a versão 8.0

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A nova versão beta do Google Gboard (8.0) vem trazer muitas novidades que irão tornar este teclado Android ainda mais útil para os seus milhões de utilizadores. Entre as implementações de maior destaque, vais encontrar novidades no clipboard, dicionário pessoal e também a interface do próprio teclado.

O Google Gboard é um dos melhores teclados para smartphones Android, tendo (na minha opinião) como seu único concorrente o teclado Swiftkey. A grande vantagem do Gboard é sem dúvida o grande empenho da empresa, em trazer constantemente melhorias às suas funcionalidades e implementação de multiplas novidades.

Além de ser o teclado que oferece suporte para mais idiomas, é também dos que oferece mais opções de personalização e funcionalidades que permitem aumentar exponencialmente a tua produtividade enquanto utilizas o teu smartphone.

Google Gboard ganha mais uns 'metros de vantagem' ao Swiftkey com chegada de várias novidades

No que respeita ao seu clipboard, já há muito tempo que a Google está a trabalhar na implementação de um muito desejado gestor de 'cópias'. Depois de estar em fase de testes há vários meses, a adição de novas linhas de código deixa no ar a possibilidade de que será lançado globalmente em breve.

Esta nova adição irá permitir aos utilizadores gerir de forma extremamente eficiente todos os conteúdos que copiam dentro do smartphone. Sendo possível aceder às informações mais recentes, assim como marcar as mais importantes como favoritos. Desta forma, ficaram sempre disponíveis neste novo gestor, ao contrário das restantes que irão desaparecer passado uma hora.

Outra das funcionalidades importantes do Google Gboard é a possibilidade de ao longo do tempo, desenvolveres o teu dicionário pessoal. Esta funcionalidade permite que adiciones novas palavras ao teu dicionário, de forma a que não seja auto-corrigidas no futuro e possam também surgir nas sugestões.

Além disso, a cada palavra podes também associar um atalho. De forma a que consigas escrever a palavra completa utilizando apenas a abreviação escolhida. Agora, de acordo com as informações na nova APK, os utilizadores vão conseguir exportar o seu dicionário. Para que possam utilizar o mesmo num novo smartphone ou em outras aplicações.

Por fim, foi também notada uma nova experiência no que respeita ao visual do teclado da Google. De acordo com uma linha de código, os utilizadores irão passar a ter uma nova opção quando selecionam um tema. Podendo decidir entre a apresentação, ou não, de linhas separadoras entre as teclas. Estas novas implementações foram desvendadas pela equipa do 9to5Google, ao analisarem várias linhas de código da nova APK.

Mais recentes novidades no mundo da Google:

Google Play Store: 8 Widgets Android Grátis que tens mesmo de instalar

Google poderá lançar novo projecto gaming em Março

‘Dark Mode’ no Google Chrome vai fazer o que mais desejava!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.