Google. Fuchsia OS poderá ir além dos smartphones e PCs

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Desde 2016 que ouvimos falar num novo sistema operativo desenvolvido pela Google. Conhecido como Fuchsia OS, este tem sido apontado como o possível substituto do Android. Um que se adaptará bem melhor que este último a smartphones e tablets.

O Android é fantástico num smartphone, mas num tablet as coisas não são bem assim. Este sistema operativo não está preparado para ecrãs de grandes dimensões. Este pouco ou nada nos acrescenta a dispositivos do género.

Vê ainda: Apple introduzirá o ”Dark Mode” para o macOS 10.14 na WWDC 2018

Seria aqui que entrava o Fuchsia OS, sendo capaz de se adaptar a várias plataformas. O novo sistema operativo da Google poderá até ser instalado num computador, aqui substituindo o Chrome OS.

Isto é aquilo que nos tem sido adiantado ao longo dos últimos tempos. Mas agora surgem novas pistas sobre novos tipos de dispositivos que poderão ser compatíveis com o Fuchsia OS.

Google poderá levar o Fuchsia OS muito para além dos smartphones

Foi no código do Zircon (kernel do Fuchsia OS) que foram encontradas, recentemente, referências a dois novos protótipos. Com os nomes de código Gauss e Astro, abre-se a porta a todo um novo universo de especulação.

Começando pelo Gauss, as informações conhecidas apontam para que este dispositivo conte com um processador Amlogic A113 e 1GB de RAM. Pois bem, os processadores Amlogic A113 são, por natureza, direcionados ao processamento de áudio.

Temos ainda um vídeo no Youtube que demonstra um destes processadores a ser utilizado num dispositivo com Alexa. Estes pontos levam-nos a crer que a Google possa estar já a pensar num sucessor para os Google Home. Desta feita, com novas potencialidades graças ao Fuchsia OS.

Já o dispositivo Astro é aquele que mais interrogações levanta. Aquilo que sabemos é que o mesmo irá utilizar um processador Amlogic S905D2. Contará ainda com um ecrã sensível ao toque e um leitor biométrico.

Até aqui tudo muito bem, não fossem os processadores Amlogic S905D2 desenhados para dispositivos com Android TV. Ou seja, que tipo de equipamento poderá ser o Astro? Será um smartphone com potencialidades de Android TV? Um dispositivo móvel de reprodução de multimédia como o iPod Touch?

Aquilo que estes dados nos revelam é que o Fuchsia OS pode vir a marcar presença em toda a panóplia de hardware da Google. Decifrar que tipo de produtos serão esses seria tema para outro tipo de artigo.

Quanto ao Fuchsia OS em si, ainda não temos quaisquer pistas sobre a sua data de lançamento. Sabemos que a Google se encontra a desenvolvê-lo, mas nem sequer temos uma ideia concreta do seu propósito.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9 pode ser apresentado a 9 de agosto – Bloomberg

Xiaomi Mi 8 – Unboxing mostra-nos tudo o que vem na caixa deste Android

Honor lança o Magicbook Sharp Dragon Ryzen Edition

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.