Google Fotos vai receber desejadas ferramentas de edição! Mas não serão para todos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Google Fotos é muito provavelmente uma das mais populares e mais utilizadas de todo o extenso portefólio da empresa. Ao longo dos anos a sua evolução foi tão grande que, hoje em dia já se apresenta mais como um completo serviço de gestão de fotografias e vídeos, do que como uma simples aplicação.

Agora, depois de ter recebido constantes atualizações com novas ferramentas ao longo dos últimos meses, a Google prepara-se para acrescentar novas ferramentas de edição há muito desejadas pelos fãs. No entanto, estas chegarão com um pequeno contra, estando apenas disponíveis para utilizadores com uma subscrição Google One.

A indicação de que ferramentas de edição premium estavam a caminho do Google Fotos já surgiu há alguns meses, mas informações concretas sobre a sua implementação tinham sido escassas até agora.

O que sabemos sobre as novas ferramentas que estão a caminho do Google Foto

Através de uma análise aprofundada da nova APK da aplicação, a equipa do XDA Developers conseguiu finalmente encontrar algumas informações detalhadas sobre as novas ferramentas.

Em primeiro lugar, encontraram várias linhas de código referentes a "publicidades" e alertas sobre a chegada das novas funcionalidades, que estarão apenas disponíveis para utilizadores Google One. Assim, a empresa irá tentar maximizar a próxima implementação, tentando aumentar a sua base de subscritores.

No que respeita às ferramentas propriamente ditas, ficámos já com uma boa ideia de algumas das novidades que irão trazer aos utilizadores. O primeiro destaque vai para as sugestões de pré-processamento de imagens, que aplicam de forma automática uma pré-selecionada lista de alterações para automatizar todo a edição de imagem.

Uma vez disponibilizada na aplicação, vais poder escolher entre pelo menos três filtros:

  • Dynamic
  • HDR
  • Vivid

Além disso, mais linhas de código mostram que a Google se prepara para implementar uma ferramenta de substituição do céu nas imagens. Muito provavelmente, esta nova ferramenta irá funcionar de forma muito semelhante aos populares filtros presentes na MIUI da Xiaomi há algum tempo.

Para já, ficou confirmada a presença de pelo menos 6 filtros de substituição de céu no Google Fotos:

  • Afterglow
  • Airy
  • Ember
  • Luminous
  • Radiant
  • Stormy

Apesar destas implementações já terem sido confirmadas através da mais recente APK da Google Fotos, ainda não existem informações sobre uma possível data de lançamento oficial.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chromecast e Google Home tornarão o sonho realidade com nova funcionalidade
  • Mensagens Google: nova funcionalidade diz adeus aos esquecimentos
  • Google dá finalmente resposta às falhas no ecrã do Pixel 5
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.