O Google Fotos está a testar uma nova interface que facilita a edição de grupos de rostos nas imagens. O objetivo é tornar o processo de remoção e reatribuição de rostos mais intuitivo, melhorando o controlo do utilizador sobre a organização das fotografias e tornando a pesquisa por imagens de uma ou mais pessoas ainda mais precisa.
Uma nova abordagem para a edição de rostos

Embora seja uma funcionalidade amplamente utilizada e extremamente útil, o reconhecimento facial do Google Fotos nem sempre é preciso, podendo classificar alguns rostos de forma errada. Para resolver essa limitação, a Google parece estar a trabalhar num redesenho que simplifica a correção desses erros.
Numa análise ao código da versão 7.23.0 do Google Fotos, a página Android Authority encontrou informações que revelam mudanças na interface que reformulam a forma como os rostos são editados.
Atualmente, o utilizador pode recorrer à opção "Editar rostos" para remover uma identificação errada ou reatribuir uma foto a outra pessoa. No entanto, esse processo não é particularmente intuitivo e pode dificultar a criação de novos grupos de rostos.

Com a nova abordagem, a opção "Editar rostos" será removida e substituída por menus individuais para cada rosto reconhecido. Ao tocar no menu de três pontos associado a um rosto, surgem duas opções:
- "Remover desta foto" – exclui a foto do grupo de rostos atribuído.
- "Esta é outra pessoa" – permite reatribuir o rosto a uma pessoa diferente, através de uma interface redesenhada.
Este novo fluxo de edição torna o processo mais claro e acessível, permitindo também adicionar novas pessoas com maior facilidade.
Quando chega a atualização?
Apesar de já estar presente no código da nova versão do Google Fotos, a Google ainda não anunciou quando – ou se – a funcionalidade será lançada oficialmente. No entanto, dado o impacto positivo que pode ter na gestão de fotos, é provável que esta atualização seja implementada em breve.
Não percas a promoção de hoje!