Google Fotos sofre mudança de design que vais adorar (APK download)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google anunciou hoje uma mudança importante no design do seu cada vez mais popular serviço Google Fotos. Com as mudanças hoje anunciadas, a aplicação ficará mais simples e será muito mais fácil encontrar as fotos ou vídeos que procuras.

As tuas fotos e vídeos recebem agora o destaque que merecem, ao serem apresentados em cartões maiores. Isto não só lhes dá esse destaque, como ainda eliminará o espaço vazio.

Três separadores irão simplificar a procura das fotos e vídeos

Agora serão três os separadores que irás encontrar na parte inferior do ecrã. Em primeiro lugar, terás o separador Fotos que, como o nome indica, é aquele onde encontrarás todas as tuas fotos e vídeos.

Este separador traz ainda uma novidade chamada Memórias e estará logo no topo. Esta categoria é destinada a apresentar-te fotos e vídeos mais antigos que certamente despoletarão vários momentos de nostalgia.

Em segundo lugar, temos o separador Procurar que servirá para encontrares mais facilmente aquilo que estás à procura. Esta funcionalidade está agora mais fácil de aceder e será imprescindível conforme a tua biblioteca vai crescendo.

Por fim, temos o separador Biblioteca, o local onde estarão todos os teus ficheiros carregados para o Google Fotos. Aqui encontrarás não só todos os teus álbuns, fotos e vídeos, como aqueles que já encaminhaste para o Lixo.

Google Fotos adiciona um mapa à sua interface

Esta é uma das mais importantes adições com a atualização que a Google lançou para o Fotos. O mapa poderá ser encontrado no separador Procurar e irá facilitar, e muito, a procura de uma foto ou vídeo por localização.

À medida que vais navegando pelo mapa, aparecerá uma pré-visualização das fotos que tiraste naquele local. Isto permitirá que encontres as fotos que tiraste numa determinada viagem, mesmo que já não te lembres quando ela aconteceu.

Outra novidade introduzida com esta atualização é o logótipo da aplicação. Este foi vítima de uma ligeira modificação, visto estar agora com arestas mais arredondadas.

Como instalar a nova versão do Google Fotos

As novidades acima relatadas serão disponibilizadas com o lançamento da versão 5.0.0.317714334 da aplicação. Se não tens nenhuma atualização para o Google Fotos disponível na Play Store, podes sempre descarregar aqui a APK correspondente.

Terminado o download, só tens de abrir o ficheiro e esperar que a sua instalação se conclua. É importante, ainda assim, notar que, pelo menos no caso, a instalação desta versão não ativou todas as novidades. Isto significa que será uma atualização também dependente do servidor, mas será uma questão de tempo até que seja ativada.

Editores 4gnews recomendam:

  • ALERTA: Apaga já estas Apps Android que ainda estão na Google Play Store
  • Google Gboard vai remover uma das suas melhores características
  • Aplicação Google: nova funcionalidade deixa-te o "modo anónimo" a um clique
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.