
O Google Fotos continua a ser uma das aplicações de eleição para milhões de utilizadores quando o assunto é guardar e partilhar fotografias entre vários dispositivos. No entanto, quem mantém os backups automáticos ligados sabe que a galeria depressa se enche de imagens repetitivas, prints inúteis ou ficheiros que apenas ocupam espaço.
O problema é que encontrar esses conteúdos nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo para quem não tem um smartphone Google Pixel, que já conta com ferramentas próprias para gerir capturas de ecrã.
A versão 7.47.0.810631069 do Google Fotos revelou pistas sobre uma nova funcionalidade chamada "Mais como este", que em breve poderá chegar a todos os utilizadores. A ferramenta aparece no menu de três pontinhos quando visualizas uma foto em detalhe, explica o Android Authority.
Como se saiu a funcionalidade do Google Fotos nos testes?
Ao selecionar esta opção, a aplicação mostra outras imagens visualmente semelhantes à escolhida. Aparentemente, o Google recorre a uma espécie de pesquisa reversa de imagens, permitindo identificar fotografias duplicadas ou muito parecidas.
Ainda não está totalmente claro se a novidade vai recorrer a Inteligência Artificial ou apenas pesquisa visual tradicional. De acordo com a mesma fonte, que levou a cabo alguns testes, a precisão mostrou-se razoável, revelando que ainda há melhorias e ajustes a serem feitos até que seja lançada oficialmente.
No caso em questão, foi capaz de reconhecer diferentes fotos de um contador de eletricidade. Contudo, noutros casos, como capturas de ecrã de smartphones, os resultados foram menos relevantes e surgiram fotos genéricas misturadas.
Além desta funcionalidade, o Google também está a trabalhar noutra ferramenta de organização. Trata-se de uma interface em estilo Tinder, que apresenta fotografias em cartões para que possas eliminar rapidamente várias imagens de forma intuitiva.