Google Fotos: prepara-te para grandes novidades na pesquisa

Rui Bacelar
Comentar

O serviço de backup e armazenamento de fotografias e vídeos da tecnológica de Mountain View é uma referência no setor. Com efeito, é fácil recomendar o Google Fotos pelo seu ótimo leque de funcionalidades e facilidade de uso para qualquer utilizador.

Ainda assim, a aplicação para Android e iOS, bem como a versão Web podia ter mais controlos e opções de pesquisa. Por outras palavras, alguns filtros de pesquisa que nos ajudassem a navegar pelas galerias e a encontrar exatamente o que procuramos.

Há boas novidades a caminho do serviço Google Fotos

Google Photos is working on search result refinement filters pic.twitter.com/p0toFGKPTx

— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 14 de abril de 2021

É precisamente isso que a Google está a preparar para o seu Google Fotos. Segundo a investigação levada a cabo por Jane Manchun Wong, fonte habitual e com ótimo histórico de fiabilidade, há novas funções no motor de pesquisa para este serviço.

Isto não significa que a empresa venha a divulgar e distribuir globalmente os desenvolvimentos nesse sentido, mas mostra que há trabalho em curso para facilitar a busca de conteúdos. Em causa estão novos "Filtros" e opções para a função de Pesquisa.

A oferta de valor consiste na possibilidade de podermos vir a pesquisar por uma determinada localização e, em seguida, aplicar os filtros de pesquisa para procurar, por exemplo, as selfies ou vídeos captados numa mesma data. Será particularmente útil, caso seja implementado na versão acessível ao público, para quem tem grandes galerias de imagens e vídeos neste serviço.

Filtros de pesquisa para facilitar a pesquisa de conteúdos

Google Fotos
Os novos filtros de pesquisa em maior pormenor. Crédito@wongmjane

De acordo com a fonte supracitada poderemos ter um total de quatro novos filtros de pesquisa, a saber:

  • Selfies
  • Arquivos
  • Vídeos
  • Motion Photos (fotos animadas)

As novidades em causa estão a ser desenvolvidas pela tecnológica norte-americana. No entanto, é provável que muito em breve fiquem disponíveis através do canal beta, para os utilizadores que queiram experimentar as novas opções.

Por fim, só em ocasião posterior é que poderão chegar ao público geral através da versão estável da aplicação para Android, iOS e através da Web.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.