Google Fotos: novidade do Android 11 vem irritar utilizadores!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Cada utilizador tem um padrão de uso bem definido. Um mesmo caminho que usa para ver uma foto, ou abrir uma aplicação. Hábitos criados e cimentados pela prática. E se de repente o Google Fotos obrigasse a um novo período de habituação?

É exatamente isto que está a irritar alguns utilizadores que já receberam o Android 11, a mais recente versão do sistema operativo da Google. Há novos procedimentos e alterações que estão a dividir opiniões e a frustrar muitas pessoas que usam este serviço.

Mais concretamente, as mudanças no sistema de eliminação de conteúdos no Google Fotos. Algo que mudou, mas não para melhor.

A novidade do Android 11 que está a irritar os utilizadores do Google Fotos

Em primeiro lugar, não é possível determinar quantos utilizadores estão a ser "afetados", ou expressaram o seu desagrado perante as mudanças no Google Fotos. Isto porque a Google não divulgou ainda a taxa de adoção e utilização da versão Android 11.

Aliás, a norte-americana deixou de divulgar as tabelas de utilização há vários meses perante o cenário constante de fragmentação no sistema Android. Dito isto, não há um índice que nos mostre empiricamente quantos utilizadores têm esta versão.

Por outro lado, vemos fabricantes como a Samsung, OnePlus e Nokia a fazer chegar esta versão aos respetivos smartphone. Ainda que o façam de forma gradual e faseada, já existirá uma base considerável de utilizadores do novo Android 11.

A complicação reside na eliminação de conteúdos no Google Fotos

Tal como aponta a Holly Brockwell no seu perfil de Twitter, testemunho colhido pelo portal XDA Developers, para apagar uma foto ou vídeo é agora necessário tomar mais um passo. Trata-se de uma etapa extra, introduzida com o Android 11, fonte de desagrado.

Portanto, se até agora para eliminar algo do Google Fotos bastava tocar no conteúdo e, em seguida, tocar no ícone do Lixo para o "mover para o lixo", agora há uma nova prompt. Isto é, um novo pedido de autorização, tendo o utilizador que dar permissão ao Google Fotos para apagar, ou restaurar os seus ficheiros. Isto para cada eliminação, para cada ação deste género.

Escalando a adição de mais uma etapa num processo até então simples, estão reunidos os ingredientes para a contestação. Para quem quer apagar várias fotos ou vídeos, ter que tomar mais um passo, em cada uma das ações, é potencialmente frustrante.

Já de acordo com a publicação Android Police, este não é o único problema. Na prática, quem usa o Google Fotos noutro dispositivo e quiser editar um ficheiro que carregou a partir de um smartphone com Android 11, ser-lhe-á apresentada mais uma etapa.

As etapas extra foram introduzidas com o Android 11 da Google

Mais concretamente, com o Android 11 também é pedido que reveja as alterações que não estão abrangidas pela sincronização de ficheiros. Ou seja, são dois problemas e não apenas um, agravado com o acumular de tarefas e pedidos ao Google Fotos.

Isto obriga o utilizador a rever as atualizações e mudanças que fez a um determinado ficheiro - uma foto ou vídeo - noutra plataforma como o computador, por exemplo. Algo que rapidamente se pode tornar repetitivo e indutor de frustração.

Acima temos uma representação gráfica da Scoped Storage que compartimenta o armazenamento interno. É, sobretudo, uma medida que visa reforçar a privacidade e segurança do utilizador, mas obriga-o a tomar mais medidas de aprovação e revisão.

Por fim, este procedimento não está presente em smartphones Pixel com o Android 11. Afeta, sim, equipamentos Samsung, Xiaomi, OnePlus e ASUS, entre outras fabricantes, estando relacionado com a app de galeria.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mi Store Portugal traz dezenas de promoções Xiaomi para o Dia dos Namorados
  • Cuidado ao comprar smartphones Xiaomi online, podes sofrer do mesmo problema da Huawei
  • Xiaomi Mi 11 acaba de receber nova atualização e está incrível!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.